Março Mulher

Especialistas explicam como a inteligência artificial pode ser uma aliada paras as mulheres

A inteligência artificial (IA) tem sido amplamente discutida no mundo dos negócios, mas seu impacto vai muito além do mercado corporativo. Cada vez mais, mulheres empreendedoras estão utilizando essa tecnologia para otimizar sua rotina, equilibrando vida profissional, família e saúde. O tema foi abordado por Anne Caroline e Gabriele Carvalho, da Bold Solutions, durante uma […]

19/03/2025 20h09
Especialistas explicam como a inteligência artificial pode ser uma aliada paras as mulheres

A inteligência artificial (IA) tem sido amplamente discutida no mundo dos negócios, mas seu impacto vai muito além do mercado corporativo. Cada vez mais, mulheres empreendedoras estão utilizando essa tecnologia para otimizar sua rotina, equilibrando vida profissional, família e saúde. O tema foi abordado por Anne Caroline e Gabriele Carvalho, da Bold Solutions, durante uma entrevista na série especial do programa Jornal do Meio Dia da rádio Princesa FM.

Anne Caroline destacou a crescente busca das mulheres por ferramentas que ajudem a conciliar suas múltiplas funções.

“O que eu mais costumo ouvir das minhas clientes é: ‘como faço para conseguir ter sucesso na minha vida profissional, na minha vida pessoal, ser uma boa mãe, ser uma boa filha e ainda gerir meu negócio?’”, comentou.

Para responder a essa demanda, Anne explica que o primeiro passo é identificar as tarefas repetitivas do dia a dia e automatizá-las.

“No cotidiano da mulher empreendedora, marketing, vendas e suporte são fundamentais. Ela precisa vender o produto, cuidar do produto e prestar um bom atendimento. Isso gera sobrecarga e pode comprometer o tempo dedicado aos relacionamentos e ao autocuidado”, afirmou.

Um exemplo prático do impacto da IA no cotidiano feminino é Gabriele Carvalho, empresária da Bold Solutions. Ela compartilhou sua experiência ao implementar ferramentas de automação em suas atividades diárias.

“Toda mulher empreendedora tem suas demandas de casa, o momento com o filho, o cuidado com a saúde. Eu precisava encontrar uma forma de otimizar isso. Hoje, participo de ações sociais em Feira de Santana, como a distribuição de medicamentos e cestas básicas. Antes, gastávamos muito tempo com processos repetitivos. Implementamos a IA para responder dúvidas e organizar esses processos, liberando tempo para outras atividades”, contou Gabriele.

Apesar dos avanços, muitas pessoas ainda veem a IA como algo complexo. Anne Caroline enfatizou que a tecnologia está cada vez mais acessível.

“Participamos recentemente de um workshop e mostramos que o processo é mais simples do que parece. Antigamente, um atendimento automatizado era algo engessado. Hoje, a IA pode entender a intenção do usuário e responder de forma muito mais natural e eficiente”, explicou.

O uso da IA também se expande para outras áreas, como salões de beleza. “Ao invés de responder manualmente a cada cliente, a cabeleireira pode ter um sistema que faz isso automaticamente, agilizando agendamentos e tirando dúvidas. Isso melhora a experiência do consumidor e libera tempo para a empreendedora se dedicar ao crescimento do negócio”, exemplificou Anne.

A implementação da IA também gera redução de custos e aumento de faturamento. “Temos cases de empresas que aumentaram seu faturamento e diminuíram seus custos fixos. A IA pode reduzir em até 60% o tempo gasto com tarefas repetitivas, permitindo que o empreendedor foque em estratégias de crescimento”, destacou Anne.

Outra vantagem é a redistribuição de funções dentro das empresas. “Muitos funcionários são capacitados, mas acabam presos em tarefas repetitivas. Com a IA, eles podem assumir posições mais estratégicas, o que também reduz o risco de burnout”, ressaltou.

A IA também está presente na saúde e na vida pessoal. “Hoje, aplicativos de monitoramento de saúde analisam batimentos cardíacos e qualidade do sono, oferecendo sugestões personalizadas para melhorar o bem-estar”, exemplificou Anne.

Ela também brincou sobre como a tecnologia pode ser aplicada em relações pessoais. “A inteligência artificial já está até nos relacionamentos amorosos! Já pensou em um assistente virtual ajudando a lembrar datas importantes e sugerindo ideias para momentos especiais?”, disse Anne de forma descontraída.

A inteligência artificial já faz parte da rotina de muitos empreendedores e, cada vez mais, tem sido utilizada para facilitar a vida pessoal e profissional, especialmente das mulheres.

“O segredo é enxergar a tecnologia como uma aliada, capaz de otimizar processos, reduzir custos e proporcionar mais tempo para o que realmente importa: o crescimento do negócio e o bem-estar pessoal”, concluiu Anne Caroline.

Comentários

Leia também

Março Mulher
Liderança feminina no cooperativismo: desafios e oportunidades

Liderança feminina no cooperativismo: desafios e oportunidades

A trajetória de Maria Vandalva Lima reflete os avanços conquistados e os desafios que...
Março Mulher
Encontro debate a importância da saúde física e mental para a mulher empreendedora

Encontro debate a importância da saúde física e mental para a mulher empreendedora

O painel reforçou a importância do debate sobre a saúde integral da mulher empreendedora....
Março Mulher
Painel discute os desafios desafios da mulher multifacetada equilibrando carreira, empreendedorismo e maternidade

Painel discute os desafios desafios da mulher multifacetada equilibrando carreira, empreendedorismo e maternidade

O evento reforçou que, apesar das dificuldades, é possível conciliar diferentes papéis...