Vereadores serão notificados pela corregedoria da Câmara após discussão
Durante a confusão, a sessão precisou ser interrompida antes do horário previsto, sem a votação dos projetos pautados para o dia.
Na sessão desta terça-feira (18) da Câmara Municipal de Feira de Santana, um desentendimento entre os vereadores Ron do Povo e Gean Caverna resultou em um tumulto que comprometeu o andamento dos trabalhos. A discussão levou à intervenção do corregedor da Casa, vereador Galeguinho SPA, que se pronunciou sobre a necessidade de disciplina e respeito no ambiente legislativo.
O embate começou quando Ron do Povo expressou sua indignação com a conduta de um dos assessores do vereador Gean Caverna.
Por outro lado, Gean Caverna se defendeu, prometendo tomar medidas imediatas contra o assessor envolvido, caso as alegações se confirmassem.
Durante a confusão, a sessão precisou ser interrompida antes do horário previsto, sem a votação dos projetos pautados para o dia. A discussão também se estendeu para um confronto verbal entre o vereador Ron do Povo e um homem que estava na galeria da câmara.
O vereador Galeguinho SPA, corregedor da Câmara, interveio para explicar a função disciplinar de sua posição e alertar os envolvidos.
“A corregedoria da casa, ela age de maneira bastante afetiva e disciplinar. Alguns vereadores talvez não tenham a noção que se aqui existe um código de conduta, que esse código de conduta tem que ser cumprido”, explicou Galeguinho.
Ele reforçou que ambos os vereadores seriam notificados pela postura inadequada durante a sessão e alertou sobre as consequências de atitudes similares no futuro.
“Os dois vereadores serão notificados justamente para que eles entendam que isso aqui não é a casa deles. Isso aqui é algo que tem que ter respeito”, afirmou o corregedor, destacando que, em casos de reincidência, as sanções poderiam ser mais severas. “Caso situações como essa aconteçam novamente a punição é afastamento que vai de 15 a 30 dias sem receber salário”, acrescentou.
Galeguinho também fez um apelo para que os vereadores compreendessem a importância de dar bons exemplos à população. “Esperamos que com essa primeira notificação, eles aprendam. Isso aqui realmente tem que ter respeito”, concluiu.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim