Mais de 90% dos atendimentos de Ortotrauma do Clériston Andrade são de vítimas de acidente de moto
A maioria dos pacientes envolvidos nesses acidentes são jovens em idade produtiva.
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, tem registrado um número alarmante de pacientes na unidade de Ortotrauma vítimas de acidentes com motocicletas. De acordo com a diretora geral do hospital, Cristiana França, 91% dos atendimentos realizados no setor são decorrentes desse tipo de acidente.
“É algo que tem gerado um impacto significativo no hospital. A Ortotrauma do Clériston atende diariamente pacientes vítimas de acidentes de moto, muitos deles em estado grave. É um hospital extremamente tensionado, e não gostaríamos que fosse assim, mas a realidade é que esses acidentes deixam marcas profundas”, destacou a diretora.
Cristiana França também ressaltou que, além da gravidade das lesões, a maioria dos pacientes envolvidos nesses acidentes são jovens em idade produtiva.
“Quando não levam à morte, esses acidentes causam sequelas que podem impactar o resto da vida dessas pessoas. Muitos desses pacientes são jovens, que poderiam estar produzindo, trabalhando, mas acabam tendo suas vidas transformadas por um acidente evitável.”
Para tentar reduzir esse cenário preocupante, o HGCA tem atuado em conjunto com outros órgãos para desenvolver ações de prevenção e educação no trânsito.
“Não estamos apenas atendendo os pacientes. Estamos trabalhando com o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, e os órgãos fiscalizadores de trânsito para promover a conscientização. Quanto mais investimos em prevenção, melhor para todos”, enfatizou Cristiana França.
*Com informações do repórter Robson Nascimento