Política

Polícia Civil identifica adolescentes investigados por planejar ataques contra moradores de rua em Camaçari

A apuração teve início após um crime semelhante ocorrer no Rio de Janeiro. Os crimes foram coordenados por integrantes de uma mesma plataforma virtual_

13/03/2025 17h00
Polícia Civil identifica adolescentes investigados por planejar ataques contra moradores de rua em Camaçari
Foto: Divulgação – Ascom/PCBA

Equipes da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, com o apoio da 4ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação Despertar, para cumprir mandados de busca e apreensão em residências de adolescentes investigados por utilizarem uma plataforma virtual para planejar ataques contra moradores de rua.

Computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos nos imóveis e serão encaminhados à perícia. De acordo com a titular da unidade policial, delegada Danielle Monteiro, as investigações apontaram que os adolescentes articulavam filmar e transmitir ao vivo a morte de um morador de rua em Camaçari.

Ainda de acordo com a delegada, a ação faz parte de um desafio proposto por integrantes de uma comunidade virtual. O grupo usa a plataforma para discutir e incentivar práticas violentas contra essas pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como para divulgar a ação criminosa.

A apuração teve início após um crime semelhante ocorrer no Rio de Janeiro no dia 19 de fevereiro, quando um morador de rua foi queimado vivo por um grupo de adolescentes e a ação foi transmitida em tempo real. “A partir da troca de informações entre as instituições, depois do grave fato ocorrido, foi detectado o possível ataque que estava sendo planejado para acontecer em Camaçari. Identificamos os envolvidos e evitamos que o crime fosse executado”, ressaltou a delegada.

As investigações continuam e as ações terão desdobramento. O material apreendido será analisado para aprofundamento do caso e identificação de outros envolvidos, além de embasar o Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI) instaurado na 18ª DT/Camaçari para apurar os delitos de associação criminosa e incitação ao crime.

Comentários

Leia também

Política
Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Segundo o levantamento, apenas 2,98% da população desaprova o jeito como gestor do município...
Política
José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

O ex-deputado destacou que tem mantido diálogo com outras lideranças da oposição.
Política
Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Ministro quer que julgamento continue na quinta-feira da próxima semana