Operação Gatonet: Neoenergia Coelba leva ação para a remoção de cabos de telecomunicações para cinco municípios baianos
A distribuidora estará com equipes nos municípios de Feira de Santana, Euclides da Cunha, Luis Eduardo Magalhães, Itaberaba e Ipiaú.
A Neoenergia Coelba levará na próxima segunda-feira (17) ao interior do estado a Operação Gatonet, que visa remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da Neoenergia. A distribuidora estará com equipes nos municípios de Feira de Santana, Euclides da Cunha, Luis Eduardo Magalhães, Itaberaba e Ipiaú. Os provedores que não estiverem regulares, gerando risco à população, terão as suas fiações removidas.
A operação irá percorrer as principais vias das cidades durante a próxima semana para retirar os cabos irregulares. Em 2024, 450 toneladas de cabos foram removidos na Bahia.
Gatonet são empresas que fornecem serviços de telefonia e internet de forma irregular, e não possuem contrato de compartilhamento de postes com a Neoenergia Coelba e sem a apresentação do projeto técnico. De acordo estimativas, 90% das empresas operadoras na Bahia são Gatonet, e são as causadoras dos emaranhados nos postes da cidade. Essas operadoras irregulares são as causas dos emaranhados de fios nas cidades, da maioria dos incêndios em fiações e podem causar sérios acidentes.
As empresas que estão irregulares, ou seja, são Gatonet, terão a fiação removida pela Neoenergia Coelba. Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail [email protected], as provedoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.