Feira de Santana

Prefeitura realiza primeira reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento contra as Arboviroses

O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, enfatizou a importância de ações integradas entre o Governo e a comunidade

12/03/2025 18h00
Prefeitura realiza primeira reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento contra as Arboviroses
Foto: Jorge Magalhães

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fechou o cerco contra o mosquito Aedes aegypti. Desde o início do ano tem implementado ações de combate ao principal vetor de transmissão da dengue, zika e Chikungunya, a exemplo de campanhas de vacinação para pessoas entre 10 e 14 anos, mutirões de limpeza e orientações à população. Essas e outras iniciativas foram apresentadas na primeira reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento contra as Arboviroses realizado na manhã desta quarta-feira (12).

O encontro com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção ao Aedes em parceria com outras instituições e a comunidade contou com a participação de profissionais de saúde e representantes administração municipal. O titular da pasta, Rodrigo Matos, participou da abertura onde destacou os esforços concentrados da gestão para reduzir o número de pessoas acometidas pela dengue no município, uma doença que pode levar à hospitalização e até ao óbito.
 
“Entendemos que na gestão pública as ações precisam ser planejadas. Portanto, a colaboração entre as secretarias, como a de Serviços Públicos e a Defesa Civil, são fundamentais para que tenhamos resultados muito mais eficientes no combate as arboviroses em Feira de Santana”, afirmou o secretário de Saúde observando que a participação da sociedade também é fundamental para o sucesso das ações.
 
“Sabemos que o mosquito prolifera em água parada, e é crucial que resíduos não sejam descartados de forma irregular nas vias públicas, porque isso pode criar um ambiente propício para a proliferação do mosquito. A conscientização e a colaboração de todos são essenciais para manter nossa comunidade saudável”, alertou.
 
NOTIFICAÇÕES
 
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, pontuou que embora o município tenha reduzido o número de notificações de casos por dengue comparando 2025 a anos anteriores, é necessário manter a vigilância e trabalhar preventivamente para evitar um possível aumento, sobretudo nesse período pós carnaval e de temperaturas favoráveis para proliferação do mosquito.
 
“Existem números de casos crescentes por dengue no sul e sudeste do país, assim como no Nordeste. Portanto, é preciso fazermos o planejamento das nossas ações para que esse impacto, se vier a ter em Feira, seja o menor possível. O trabalho integrado é que vai fazer com que a gente consiga efetivamente reduzir o número de casos de dengue, em especial o número de hospitalizações e óbitos”, enfatizou.
 
A Secretaria Municipal de Saúde registrou nos dois primeiros meses do ano, 397 notificações de casos de dengue, com 102 casos confirmados, sendo sete com sinais de alarme. Em 2024, nesse mesmo período, foram 2.553 notificações da doença, sendo confirmados 861 casos – 133 foram com sinais de alarme.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura protocola na Câmara empréstimo para infraestrutura e mobilidade urbana

Prefeitura protocola na Câmara empréstimo para infraestrutura e mobilidade urbana

Dentro de alguns dias, o projeto será lido no Plenário da Câmara e, em seguida, enviado...
Feira de Santana
Governo e Latam montam operação para transportar passageiros da Voepass após suspensão

Governo e Latam montam operação para transportar passageiros da Voepass após suspensão

A medida foca nos passageiros com passagens compradas para o arquipélago de Fernando de...
Feira de Santana
Sindicato dos Metalúrgicos de Feira participa de mobilização em Brasília por melhores condições de trabalho

Sindicato dos Metalúrgicos de Feira participa de mobilização em Brasília por melhores condições de trabalho

Entre as principais demandas estão o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho...