Investir em imóveis vale a pena? Especialista tira principais dúvidas
O especialista elencou cinco principais motivos que tornam o investimento em imóveis uma opção segura e rentável
O mercado imobiliário continua sendo um dos setores mais promissores para investidores, apesar dos desafios econômicos, como a alta dos juros e as dificuldades no financiamento. Essa foi a pauta do quadro Imóveis em Pauta, apresentado por Humberto Mascarenhas no programa Cidade em Pauta, da Nordeste FM.
Durante a entrevista, Humberto destacou que o atual momento é favorável para quem deseja investir em imóveis.
“Muitas pessoas me perguntam se vale a pena comprar um imóvel agora, com os juros altos e a dificuldade de financiamento. Eu posso afirmar que esse é o melhor momento para adquirir um imóvel. Quem não depende de financiamento encontra ótimas oportunidades e um mercado superaquecido para locação”, afirmou.
De acordo com ele, a valorização dos aluguéis é um dos fatores que tornam o investimento imobiliário atrativo.
“Nunca tivemos tanta procura para locação como agora. Em janeiro, por exemplo, o índice de aluguel cresceu três vezes mais do que a inflação do período”, destacou.
Por que investir em imóveis?
O especialista elencou cinco principais motivos que tornam o investimento em imóveis uma opção segura e rentável:
- Segurança: “O imóvel é um bem que não pode ser roubado, carregado ou facilmente desvalorizado, diferente de outros ativos financeiros que sofrem grandes quedas em cenários de instabilidade econômica”, explicou.
- Valorização: “Ao longo do tempo, os imóveis sempre se valorizam. Diferente de outros ativos que podem ter grandes oscilações, o mercado imobiliário mantém uma estabilidade maior, garantindo um investimento sólido.”
- Menor volatilidade: “Enquanto ações e outros investimentos podem despencar de um dia para o outro por conta de fatores externos, o imóvel não sofre esse tipo de variação brusca, o que o torna um ativo mais seguro.”
- Diversificação do portfólio: “Grandes investidores sempre direcionam parte do seu patrimônio para imóveis, pois sabem que essa é a melhor forma de blindar o capital contra crises econômicas.”
- Renda passiva: “O aluguel proporciona uma renda estável e contínua. Quem constrói um patrimônio imobiliário tem uma aposentadoria mais tranquila e rentável.”
Inflação e investimento imobiliário
Questionado sobre o impacto da inflação no setor, Humberto explicou que, ao contrário do que muitos pensam, o momento inflacionário pode favorecer o investimento em imóveis.
“O Brasil já viveu momentos de inflação alta em que quem guardou dinheiro perdeu poder de compra. O imóvel é uma forma segura de proteger o patrimônio, pois tende a se valorizar, muitas vezes acima da inflação”, pontuou.
Cuidados ao investir
Para quem deseja ingressar no mercado imobiliário, o especialista recomenda planejamento e conhecimento do setor.
“É importante estudar o mercado, fazer um planejamento financeiro e nunca imobilizar 100% do seu capital em um único imóvel. Sempre tenha uma reserva para emergências”, aconselhou.
Humberto também ressaltou que terrenos são uma excelente opção para quem busca segurança no investimento.
“Construções podem sofrer desgastes ao longo do tempo, mas terrenos sempre se valorizam porque a demanda por espaço cresce constantemente”, concluiu.