Bahia

Operação Carnaval: Bombeiros alertam foliões sobre riscos de banhos em praias, rios e lagos

De acordo com a instituição, é importante que os cidadãos tomem algumas precauções

03/03/2025 18h13
Operação Carnaval: Bombeiros alertam foliões sobre riscos de banhos em praias, rios e lagos
Foto: Divulgação SSP

Sol e calor é uma combinação perfeita para o folião se refrescar nas praias, rios e lagos durante a folia momesca, mas o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta a população sobre os riscos dessa prática durante a festa. De acordo com a instituição, é importante que os cidadãos tomem algumas precauções, além de, antes de entrar na água, pedir orientação aos guarda-vidas sobre o melhor local para o banho e respeitar as bandeiras de sinalização.

“Temos uma faixa litorânea muito grande, além de muitas áreas com rios e lagos e nesse período é importante que os cidadãos tomem alguns cuidados. Quem está curtindo o Carnaval no ambiente aquático deve se atentar ao entrar na água e, se for entrar, não deve consumir bebidas alcoólicas e não superestimar a sua capacidade de natação, seja em rios, praias ou lagos”, explicou o major BM André Matos.

De acordo com o oficial, quem vai para esses ambientes com crianças o cuidado deve ser redobrado. “Naquele momento, a diversão é da criança, então os responsáveis precisam estar ainda mais atentos aos pequenos, mantendo-os a uma distância de um braço e lembre-se sempre de que água no umbigo é sinal de perigo”.

Embarcações para assistir à folia momesca – Neste período também é comum que as pessoas assistam ao Carnaval em embarcações, na região da Barra, na capital baiana, por exemplo, essa prática é bastante comum, portanto, a corporação também orienta os foliões. É fundamental que seja respeitado o limite máximo de passageiros na embarcação e que ela esteja sendo conduzida por um profissional habilitado.

Comentários

Leia também

Bahia
Bahia mantém 4ª maior população do país, mas cresce menos que a média nacional

Bahia mantém 4ª maior população do país, mas cresce menos que a média nacional

No recorte de longo prazo, considerando a série histórica da PNADC, de 2012 a 2024, a...
Bahia
Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade para Bahia e outros quatro estados

Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade para Bahia e outros quatro estados

Regiões dos estados em alerta vermelho correm grande perigo em razão da baixa umidade...
Bahia
Partiu Estágio convoca 735 universitários para atuar no Estado

Partiu Estágio convoca 735 universitários para atuar no Estado

A relação completa dos selecionados já está disponível no site da Secretaria da Administração...