Esporte

Jacuipense vence o Bahia de virada e larga na frente pela semifinal do Baianão

Leão do Sisal bateu o Tricolor por 2 a 1, na Fonte Nova, e vai jogar pelo empate na volta

01/03/2025 18h23
Jacuipense vence o Bahia de virada e larga na frente pela semifinal do Baianão

O Jacuipense largou na frente do Bahia na disputa por vaga na decisão do Campeonato Baiano. O Leão do Sisal bateu o Tricolor por 2 a 1, na tarde deste sábado de Carnaval (1º), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida da semifinal. Acevedo abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo, mas Alison e Vinícius Amaral viraram para os visitantes na etapa complementar.

Na partida de volta, marcada para o outro domingo (9), às 18h, no Joia da Princesa, o Jacupa jogará pelo empate. Enquanto o Tricolor vai precisar vencer por dois gols de diferença, mas caso ganhe por um a mais a disputa será nos pênaltis.

Diferente do Jacuipense que só tem o Baianão para focar, o Bahia vira a chave para a disputa da Libertadores. O Tricolor enfrenta o uruguaio Boston River, na próxima quinta-feira (4), às 21h30 no horário de Brasília, no Centenario, pelo jogo de ida da terceira fase.

Primeiro tempo

Dono da casa e com mais qualidade técnica, o Bahia assumiu o controle da partida dominando a bola e envolvendo o adversário, mas agressividade para concluir as jogadas. Arriscando de longe, Rodrigo Nestor experimentou aos nove, mas mandou muito por cima, enquanto Cauly chutou colocada da entrada da área aos 19 minutos e ela passou perto da trave esquerda. Já o Jacuipense não conseguia superar a marcação adiantada do Tricolor e só chegou no ataque aos 25 minutos.

Acevedo abre o placar para o Tricolor
O Bahia abriu o placar com Acevedo aos 34 minutos. O uruguaio carregou e bateu forte da entrada na área para estufar as redes. Bahia 1×0 Jacuipense

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários modificados. No Bahia, o técnico Rogério Ceni sacou Iago Borduchi para a entrada de Erick Pulga, enquanto o treinador Rodrigo Ribeiro tirou Caíque para colocar Alison.

Alison empata para o Leão do Sisal
O Jacuipense empatou com Alison logo aos dois minutos. Jogada pela esquerda, Vinicius Amaral fez o cruzamento, David Duarte cortou e Alison aproveitou a sobra, livre de marcação para chutar firme e balançar as redes. Bahia 1×1 Jacuipense

O Jacupa quase virou aos cinco minutos novamente com Alison.

Vinícius Amaral vira para o Leão do Sisal
O Jacuipense virou o jogo aos 10 minutos com Vinícius Amaral. Matheus Firmino chutou da entrada da área, a bola bateu na defesa do Tricolor e sobrou para o volante que dominou e bateu no canto de Danilo Fernandes para estufar as redes. A assistente Patrícia dos Reis do Nascimento levantou a bandeira assinalando impedimento, mas o VAR validou o lance. Bahia 1×2 Jacuipense

O Bahia respondeu com Rodrigo Nestor que carimbou a trave defendida por Marcelo aos 12 minutos. Marcelo fez um milagre aos 20 ao defender a cabeçada de Erick na pequena área. Três minutos depois, o volante do Tricolor perdeu outro gol de cabeça no cruzamento de Arias. O Tricolor colocou pressão e Lucho teve duas oportunidades, sendo a primeira parou nas mãos de Marcelo e a outra foi cortada por Everson. Depois, foi a vez de Caio Alexandre bater por cima da meta. Aos 42, Danilo Fernandes fez uma grande defesa para evitar o gol contra de Acevedo ao tentar cortar a bola levantada na área. O Tricolor seguiu pressionando, mas não conseguiu evitar a primeira derrota na temporada. Aos 53 minutos, Jefferson Baiano ainda desperdiçou uma chance de ouro para fazer o terceiro gol no contra-ataque em velocidade e depois de ter driblado Danilo Fernandes, mas chutou para fora.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×2 Jacuipense
Campeonato Baiano – semifinal (jogo de ida)
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 01/03/2025 (sábado) 
Horário: 16h
Árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior 
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa) e Patrícia dos Reis do Nascimento
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ) 
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor (Bahia) / Marcelo, Matheus Firmino (Jacuipense)

Gols: Acevedo (Bahia) / Alison, Vinicíus Amaral (Jacuipense)

Bahia: Danilo Fernandes; Santiago Arias (Kayky), David Duarte, Rezende e Iago Borduchi (Erick Pulga); Acevedo, Erick, Rodrigo Nestor (Lucho Rodríguez); Cauly (Everton Ribeiro), Michel Araujo (Caio Alexandre) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.

Jacuipense: Marcelo; Hugo Moura, Everson, Weverton e Alex Cazumbá; Thiago (Borges), Vinicius Amaral (Railon) e Matheus Firmino (Guilherme Rend); Flavinho, Cesinha (Jefferson Baiano) e Caíque (Alison). Técnico: Rodrigo Ribeiro.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Itaparica recebe etapa de competição de canoagem havaiana com 350 atletas

Itaparica recebe etapa de competição de canoagem havaiana com 350 atletas

Evento ocorre na Nova Base Náutica de Itaparica, com provas de 7,5km e 15km
Esporte
Copa América feminina começa nesta sexta

Copa América feminina começa nesta sexta

O técnico Arthur Elias convocou 23 jogadoras, sendo 12 delas atuantes no futebol nacional ...
Esporte
Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Esquadrão de Aço bateu o Tricolor do Pici por 2 a 1 pelo jogo único das quartas de final ...