Feira de Santana

Implantes dentários contribuem com a autoestima, aponta especialista

Problemas odontológicos podem afetar estética, dicção e oratória

22/08/2022 06h48
Implantes dentários contribuem com a autoestima, aponta especialista
Foto: Reprodução/Instagram

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020, apontam que 34 milhões de brasileiros acima dos 18 anos, perderam 13 ou mais dentes. 

O Dr. Tiago Leite, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, esteve no programa De Olho na Cidade, apresentado por Jorge Biancchi na Rádio Sociedade News FM (102.1), para um bate-papo a respeito da importância do Implante Dentário à saúde e à autoestima: “O cartão de visita é o sorriso, o paciente quer sorrir, o ser humano precisa sorrir”, afirma o doutor.

Segundo o Doutor, ainda existe muita hesitação quanto ao procedimento cirúrgico e seus riscos. Entretanto, ele garante segurança, rapidez e indolência no processo. 

“O procedimento de um implante dentário único demora entre 10 e 12 minutos, bem rápido, não demora em absolutamente nada, posso garantir. Seja unitário, ou múltiplo, reabilitação oral mais extensa com enxerto ósseo ou não, é completamente indolor, o paciente terá total conforto no pré-operatório, transoperatório e pós operatório imediato também.” 

Ademais, o especialista explica que, apesar do procedimento ser seguro, o profissional responsável por ele deve atentar-se a quantidade de anestésicos a serem utilizados, pois varia de acordo com os limites e as comorbidades de cada paciente. Os mais jovens, por exemplo, têm possibilidades de uma dosagem maior e uma cirurgia mais duradoura. 

“A maioria dos anestésicos utilizados na odontologia são com vasoconstritor, que é adrenalina. Isso acaba elevando a pressão arterial do paciente. Então, tanto o anestésico quanto a epinefrina, que é um derivado da adrenalina, podem ser tóxicos ao paciente e existe uma quantidade para ser utilizada.”

Mas não é um motivo pelo qual vale a pena se preocupar, Tiago acrescenta que existe um processo de avaliação física do paciente no pré-operatório, com uma série de exames que indicam quais precauções devem ser tomadas durante a cirurgia. 

Vale ressaltar que os devidos tratamentos não devem ser deixados para depois, já que a ausência de dentes pode desencadear outras questões mais difíceis de cuidar.

“O osso alveolar, que é o osso que sustenta os dentes, só existe na presença do dente. Então, tem que tirar o dente e fazer o implante dentário no mesmo momento cirúrgico, aproveitando o osso que tem ali. Quando um paciente perde o dente e não reabilita logo, o Osso Alveolar, que é aquele osso que sustenta os dentes, é reabsorvido e quanto mais tempo passa, maior a reabsorção. Há necessidade de fazer reconstruções na maxila e na mandíbula com enxerto ósseo. Porque o paciente não tem osso o suficiente para sustentar aquele implante.”

É indicado até no máximo 8 meses para fazer a reconstrução. 

“Os problemas odontológicos podem gerar dificuldades em dicção e oratória também. O sabor dos alimentos muda, porque tem muito acrílico em uma prótese dentária e o paciente fica desconfortável. Ele não se sente bem para sorrir e se alimentar em público, por exemplo. Então piora muito a autoestima.”

Por fim, o Dr. Tiago Leite alerta: “Se o paciente for muito ansioso, temeroso, é importante cuidar da saúde mental antes do procedimento cirúrgico para que ele faça o procedimento de uma forma tranquila e tenha um pós operatório tranquilo também.”

O Implante Dentário é importante e necessário, todavia sempre na presença de uma equipe competente que respeite as etapas do procedimento. Desde um bate papo com a psicóloga no pré-operatório, até a quantidade de anestesias no trans, e cuidados no pós-operatório. 

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

As desmontagens continuarão ao longo da semana na avenida Presidente Dutra e em outras...
Feira de Santana
Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Com uma estrutura física de 5 mil metros quadrados, a Maestri torna-se a maior oficina...
Feira de Santana
Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Colbert expressou suas preocupações com os resultados da pesquisa, especialmente em relação...