Líderes de facções são transferidos da Penitenciária Lemos Brito antes do Carnaval
Objetivo é impedir qualquer possibilidade de comunicação ou articulação dos presidiários
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal, transferiu quatro líderes de facções criminosas da Penitenciária Lemos Brito (PLB), localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura (CPM), em Salvador, nesta quarta-feira (26). Os presidiários são integrantes de organizações envolvidas com crimes violentos, além de extorsões. Os autores extorquiam as vítimas por meio de ameaças, as obrigando a fazer transferências de valores via Pix.
O objetivo das transferências dos custodiados para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do Conjunto Penal de Serrinha (CPS), é impedir qualquer possibilidade de comunicação ou articulação dos presidiários com a criminalidade que possa impactar na segurança pública e nos circuitos do Carnaval. Os detentos integram grupos com atuação nas regiões de Salvador, Região Metropolitana (RMS), Santo Antônio de Jesus, além de Seabra, Morro do Chapéu, Iraquara e outras cidades da Chapada Diamantina.
As transferências foram autorizadas pelo Poder Judiciário, planejadas e executadas por policiais penais. A ação transcorreu dentro das determinações legais da legislação penal.