Educação

Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público

O gestor também afirmou que, caso o número não seja suficiente para suprir a demanda da rede municipal de ensino, um novo concurso poderá ser realizado.

26/02/2025 08h28
Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público
Foto: Rafael Marques

O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, anunciou nesta quarta-feira (26) a nomeação de 300 professores aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura. O quantitativo representa o triplo das vagas inicialmente previstas no certame. O gestor também afirmou que, caso o número não seja suficiente para suprir a demanda da rede municipal de ensino, um novo concurso poderá ser realizado.

O prefeito ressaltou a importância de garantir a presença de docentes nas escolas. “Uma das questões mais graves que podem existir é um aluno sair de casa para a escola, chegar na sala de aula e não ter um professor para recebê-lo e ensinar. Por isso, junto ao secretário e vice-prefeito Pablo Roberto, ao procurador, ao secretário de Comunicação Joilton e à equipe de governo, decidimos nomear 100% dos professores aprovados no último concurso”, frisou.

De acordo com o prefeito, esta é a primeira vez em seus mandatos que todos os aprovados são convocados.

“Sempre tive o prazer de nomear professores para a rede municipal, mas nunca convocamos 100% dos aprovados. Agora, estamos indo além: o concurso ofereceu 100 vagas, mas o regulamento permite ao poder executivo multiplicar esse número por três. Assim, nomearemos 300 professores”, explicou.

Foto: Rafael Marques

Zé Ronaldo destacou ainda que a decisão foi tomada após um estudo financeiro da gestão.

“Na segunda-feira passada, Pablo Roberto, o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, e eu refizemos as contas. A secretária da Administração, Sandra Peggy, também teve papel fundamental nesse processo. Desde que assumi a Prefeitura em janeiro, solicitei que essa questão fosse agilizada, pois há uma carência significativa de professores na rede municipal”, pontuou.

Os professores convocados terão um prazo de 30 dias para a realização dos exames admissionais e posterior posse. O prefeito também afirmou que a Prefeitura está avaliando a possibilidade de realizar um novo concurso, caso a demanda não seja completamente suprida.

“Se esses professores não forem suficientes, abriremos um novo concurso imediatamente. O vice-prefeito Pablo defende a realização de um processo seletivo simplificado, e estamos estudando qual a melhor alternativa, sem comprometer financeiramente a Prefeitura”, concluiu.

Foto: Rafael Marques

Auxiliares de sala e inclusão

O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, também abordou a questão da inclusão escolar, destacando os desafios enfrentados pela rede municipal para atender alunos com necessidades especiais.

“Atualmente, temos aproximadamente 4 mil alunos matriculados, entre crianças atípicas e aqueles com algum tipo de deficiência. Um dos nossos maiores desafios é a contratação de auxiliares para apoiar os professores nas atividades diárias”, disse Pablo Roberto.

Ele adiantou que, já na próxima semana, será anunciado um número significativo de auxiliares que serão contratados de forma imediata para atender as salas de aula.

“Estamos preparando um estudo e a ideia é que possamos garantir que os professores tenham o suporte necessário e que as famílias se sintam seguras de que seus filhos estão sendo bem atendidos”, afirmou.

Além disso, o secretário destacou que a contratação dos auxiliares será feita de acordo com as necessidades das turmas.

“Temos um centro de inclusão na Secretaria de Educação que avalia cada aluno e, com base nesse relatório, decidimos turmas necessitarão de auxiliares”, completou Pablo Roberto.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Educação
Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

A ideia, segundo Ivamberg, é “avaliar a educação como um todo, especialmente o preparo...
Educação
MEC vai usar pela 1ª vez questões dissertativas em prova que avalia alunos

MEC vai usar pela 1ª vez questões dissertativas em prova que avalia alunos

Saeb deste ano, feito pelo Inep, terá também perguntas abertas de Língua Portuguesa...
Educação
Fies divulga convocação da lista de espera nesta terça-feira

Fies divulga convocação da lista de espera nesta terça-feira

Pré-selecionados deverão complementar inscrição em três dias úteis