Lula demite Nísia Trindade e confirma Padilha no Ministério da Saúde
Alexandre Padilha, atualmente, no comando da Secretaria de Relações Institucionais, assumirá posto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A decisão marca a oitava mudança no primeiro escalão do governo desde o início do terceiro mandato. Para assumir a pasta, Lula escolheu Alexandre Padilha, que até então ocupava a Secretaria de Relações Institucionais.
Nísia, que estava no cargo desde janeiro de 2023, vinha enfrentando pressões dentro do governo para adotar uma postura mais política e acelerar entregas consideradas estratégicas. As cobranças aumentaram ao longo do ano em reuniões fechadas com o presidente no Palácio do Planalto.
Primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde, Nísia Trindade foi anunciada ainda na transição de governo, em dezembro de 2022. Antes de assumir o cargo, presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua saída reduz, pelo menos por ora, o número de ministras no governo para nove, em um total de 38 pastas.
Padilha, por sua vez, retorna ao Ministério da Saúde, posição que ocupou durante o governo Dilma Rousseff (PT). A troca também abre espaço para ajustes na equipe ministerial, já que sua saída da Secretaria de Relações Institucionais faz parte de um movimento mais amplo de reformulação dentro do governo.
*Com informações Metro 1