Prefeito de Tanquinho vai recorrer de decisão do TSE que indefere candidatura de vice-prefeita
O processo agora segue para análise do recurso, que poderá ser julgado de forma colegiada pelo TSE.
O prefeito de Tanquinho, Zé Luiz, afirmou que irá recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação da vice-prefeita Leila da Saúde. A decisão, proferida monocraticamente pelo ministro Nunes Marques, manteve o mandato do prefeito, mas considerou irregular a substituição do candidato a vice na chapa vitoriosa nas eleições municipais.
Zé Luiz classificou a decisão como um reflexo da oposição que, segundo ele, não aceitou o resultado das urnas.
“O grupo derrotado não reconhece a derrota. Foi uma eleição turbulenta aqui em Tanquinho, com a desistência do vice. Agora, recorrem contra a vice eleita na chapa, mas se os quatro anos do governo Zé Luiz foram bons, os próximos quatro serão ainda melhores”, afirmou o prefeito em entrevista ao portal De Olho na Cidade.
A candidatura de Leila da Saúde surgiu após a desistência de Jorge Flamarion, que inicialmente concorria como vice-prefeito na chapa de Zé Luiz. A substituição foi aceita pela Justiça Eleitoral em primeira instância, mas contestada no TSE, que decidiu afastá-la do cargo.
O advogado Dr. Diego Santana, reforçou que a defesa irá recorrer e que, até o momento, Leila da Saúde segue no cargo.
“Não há que se falar em afastamento imediato, até porque nem fomos intimados da decisão ainda. Assim que formos notificados, há possibilidade de recurso, que será apresentado ao próprio TSE para que a decisão seja analisada por um órgão colegiado”, explicou.
Ainda segundo o advogado, o argumento central da defesa será a soberania popular e a garantia dos direitos políticos.
“Estamos defendendo os princípios do direito eleitoral, como a soberania do voto e a vontade do eleitor. Vamos seguir esse caminho jurídico para tentar reverter a decisão”, completou.
A vice-prefeita Leila da Saúde disse ter recebido a notícia com surpresa, mas afirmou que seguirá firme na defesa do seu mandato.
“Foi um choque, claro, mas nada que abale minha estrutura. Estou mais firme do que nunca, acreditando na justiça e na equipe jurídica que já está trabalhando na defesa”, declarou.
Leila destacou a união do grupo político e reafirmou seu compromisso com a população. “Desde o início, eu entrei para ser grupo e serei até o fim. Vou continuar ao lado do prefeito Zé Luiz, lutando pela população. Os derrotados, se Deus permitir, vão ter que me aturar”, afirmou.
A vice-prefeita também demonstrou confiança na reversão da decisão. “Acredito que há possibilidade de mudança porque a maldade está aí, mas também existe a inteligência dos homens e dos tribunais. Ainda será levado ao plenário do TSE e, se necessário, ao Supremo Tribunal Federal”, concluiu.
*Com informações do repórter André Silva
Leia também:
TSE indefere candidatura de vice-prefeita de Tanquinho