Novo presidente da UPB defende gestão focada na redução de custos para os municípios
Wilson Cardoso enfatizou que dois grandes desafios já estão em pauta: a aprovação da PEC 66, que trata do refinanciamento das dívidas previdenciárias dos municípios, e a manutenção da alíquota de 8% do INSS para os pequenos municípios.
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, foi eleito por aclamação o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Com um trabalho de articulação que resultou em chapa única, Wilson destacou a importância da unidade entre os gestores municipais e já anunciou que sua gestão será focada na redução de custos para os municípios baianos.
“Foram nove candidatos, mas ao longo das conversas eles entenderam que eu estava preparado para representar todos os 417 municípios. Agradeço o apoio do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, que teve um papel fundamental nessa construção”, afirmou.
O novo presidente da UPB enfatizou que dois grandes desafios já estão em pauta: a aprovação da PEC 66, que trata do refinanciamento das dívidas previdenciárias dos municípios, e a manutenção da alíquota de 8% do INSS para os pequenos municípios.
“Temos cidades com débitos previdenciários superiores a R$ 350 milhões. Se essa PEC for aprovada, vai sobrar mais dinheiro para investir em saúde e educação”, explicou.
Composição da nova diretoria
A diretoria da UPB foi formada com representantes de todas as regiões da Bahia e ex-presidentes da entidade, como Zé Cocá (Jequié), Luiz Caetano (Camaçari) e Eures Ribeiro (Bom Jesus da Lapa).
“Criamos a Diretoria Parlamentar, que será conduzida por Zé Cocá para intermediar negociações no Congresso Nacional”, afirmou Wilson.
Outra novidade é a Diretoria de Projetos, que terá um foco especial nos pequenos municípios.
“Muitos deles perdem recursos porque não conseguem elaborar projetos de qualidade para acessar emendas parlamentares”, destacou. A nova gestão também criou diretorias específicas para municípios de pequeno, médio e grande porte, além de uma Diretoria de Mulheres, que dará mais protagonismo às 60 prefeitas baianas.
A UPB também terá um olhar atento para questões operacionais que impactam diretamente os municípios.
“Criamos a Diretoria de Serviços, que vai atuar junto à Embasa e Coelba para resolver problemas de inadimplência que impedem prefeituras de firmar convênios. Muitos gestores herdaram débitos de administrações passadas e precisam de soluções para destravar investimentos”, afirmou o novo presidente.
Posse oficial
A cerimônia de posse da nova diretoria da UPB está prevista para ocorrer no dia 14 ou 31 de março, com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do estado.
“Queremos reunir os 417 municípios e contar também com os senadores e deputados baianos. Nossa gestão será marcada pelo trabalho e pela união”, concluiu Wilson Cardoso.