Saúde

Especialista esclarece como a apneia do sono pode afetar o corpo e quando buscar tratamento

A apneia do sono é um problema sério, mas com diagnóstico e tratamento adequados, é possível recuperar a qualidade de vida e evitar complicações graves.

20/02/2025 20h04
Especialista esclarece como a apneia do sono pode afetar o corpo e quando buscar tratamento

A apneia obstrutiva do sono, um distúrbio grave que interrompe a respiração durante o descanso, é uma realidade para cerca de 100 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema pode trazer sérios riscos à saúde e comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Para entender melhor a condição, conversamos com o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Thiago Leite.

“A apneia obstrutiva do sono é a interrupção da respiração e da oxigenação durante o sono, podendo ser causada tanto por fatores neurológicos quanto mecânicos”, explica Dr. Thiago. “No caso da apneia obstrutiva, há um bloqueio das vias aéreas, fazendo com que o paciente pare de respirar temporariamente, levando a uma queda nos níveis de oxigênio no sangue.” Segundo o especialista, o distúrbio afeta mais os homens do que as mulheres e pode levar a repetidos despertares noturnos.

Os sinais da apneia do sono costumam ser percebidos pelos familiares.

“Pacientes com apneia geralmente roncam muito alto e relatam uma qualidade de sono ruim. Além disso, apresentam sonolência diurna excessiva, irritabilidade e dificuldades de concentração”, detalha Dr. Thiago.

O impacto do distúrbio não se restringe ao sono. “A apneia está associada a problemas cardiovasculares, metabólicos e neurológicos. Pode aumentar o risco de hipertensão, AVC, diabetes tipo 2 e obesidade. Além disso, pode afetar funções cognitivas, reduzindo a memória e aumentando os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, alerta o especialista.

O tratamento da apneia do sono depende da sua gravidade. “O primeiro passo é um diagnóstico preciso para identificar a causa da obstrução, seja ela amígdalas aumentadas, desvio de septo ou posição da mandíbula”, afirma Dr. Thiago.

Entre as abordagens não cirúrgicas, está o uso do CPAP, um aparelho que fornece pressão positiva para manter as vias aéreas abertas.

“Essa máquina é acoplada ao rosto do paciente durante a noite e garante uma respiração contínua”, explica. Outra opção é o aparelho intraoral, que reposiciona a mandíbula para melhorar a passagem do ar.

No entanto, para casos mais graves, a cirurgia ortognática pode ser a solução definitiva. “Esse procedimento avança a maxila, a mandíbula e o mento, corrigindo a estrutura facial e eliminando a obstrução”, esclarece o especialista. “Realizamos muitos desses procedimentos em Feira de Santana, garantindo a cura definitiva para diversos pacientes.”

Dr. Thiago ressalta que a apneia do sono pode ser fatal. “Já operei pacientes que chegavam a ter 90 episódios de apneia por hora, o que significa que paravam de respirar quase 90 vezes a cada 60 minutos. Alguns chegam a ter crises convulsivas devido à falta de oxigênio”, relata.

Além do risco imediato, a condição compromete progressivamente a qualidade de vida. “Se não tratada, a apneia piora com o tempo, levando a fadiga extrema, redução da produtividade e riscos em atividades que exigem atenção, como dirigir e operar máquinas.”

Para aqueles que apresentam sintomas como ronco intenso, cansaço excessivo e dificuldades de concentração, a recomendação do especialista é buscar avaliação médica o quanto antes.

“Roncar não é apenas um incômodo, pode ser um sinal de um problema grave que precisa de tratamento para evitar complicações futuras.”

Comentários

Leia também

Saúde
Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan-DV demonstrou 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos da doença
Saúde
Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

A pós-mastectomia exige uma série de cuidados para garantir uma boa recuperação.
Saúde
Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

A medida entra em vigor nesta segunda-feira, mas ainda aguarda a assinatura do conselho...