Torcida do Bahia vibra com retorno à Libertadores após 36 anos
O primeiro duelo acontece nesta terça-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Após 36 anos de espera, o Esporte Clube Bahia está de volta à Copa Libertadores da América. A classificação para a edição de 2025 foi garantida com a vitória sobre o Atlético Goianiense na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, consolidando o Tricolor na oitava posição da tabela. Esta será a quarta participação do clube na principal competição sul-americana, sua primeira desde 1989, quando alcançou as quartas de final.
Além do Bahia, o Fortaleza também disputará a Libertadores, marcando um feito inédito: pela primeira vez, duas equipes nordestinas estarão presentes simultaneamente no torneio continental. O Tricolor inicia sua jornada na fase preliminar, enfrentando o Day Strongers, da Bolívia. O primeiro duelo acontece nesta terça-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O jogo de volta será disputado no dia 25 de fevereiro, na Arena Fonte Nova, também às 21h30.
Para os Jonatan, torcedor do Bahia, a classificação foi um momento de extrema emoção.
“Uma emoção que em palavras eu não conseguiria nem te explicar. Eu estava presente no estádio, chorei quando saiu o segundo gol, que ali confirmou a vaga da gente na Libertadores. Uma mistura de emoções”, relembra.
As expectativas para a campanha do Bahia no torneio são altas. “Eu penso que o Bahia vai ser campeão. Os pontos fortes são os jogadores mais qualificados desse ano e a torcida, que nunca vai deixar de apoiar o clube. Os desafios serão a quantidade de jogos, muitas competições diferentes, o desgaste”, analisa o torcedor.
A paixão da torcida também alimenta sonhos sobre os confrontos no torneio. “Eu queria ver o Bahia contra o Boca Juniors. Esse é o maior sonho e lá na Bombonera!”, diz Jonatan. Para ele, o apoio das arquibancadas será essencial: “A torcida do Bahia é diferencial, é a torcida que ganha o jogo. Vai fazer toda a diferença!”.
A história do Bahia na Libertadores ganha um novo capítulo, e os torcedores já deixam um recado aos jogadores: “Joguem todos os jogos como se fosse o último da vida. Joguem como se fosse guerra. Guerra o tempo todo!”.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel