Bolsonaro convoca atos contra Lula e confirma presença no Rio de Janeiro; veja vídeo
Ex-presidente reforça pautas como “Fora Lula 2026” e “Anistia Já”, enquanto oposição organiza manifestações em todas as capitais do país
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo convocando brasileiros para os atos contra o governo Lula, organizados pela oposição e marcados para o próximo dia 16 de março. No vídeo divulgado nesta segunda-feira (17), ele confirma sua participação na manifestação no Rio de Janeiro.
“Eu, Silas Malafaia e outras lideranças estaremos em Copacabana, Rio de Janeiro. Nossa pauta inclui liberdade de expressão, segurança, custo de vida, ‘Fora Lula 2026’ e ‘Anistia Já’”, afirmou Bolsonaro, que também fez um alerta: “Peço a você que vai participar em outros municípios que se informe sobre a pauta e os organizadores do movimento. Boa sorte a todos e até lá, se Deus quiser”, concluiu o ex-presidente.
As manifestações têm em comum as críticas a Lula, mas divergem em algumas pautas. Enquanto Bolsonaro defende o “Fora Lula” apenas em 2026, alguns políticos de direita já aderiram ao pedido de impeachment do petista. Esse é o caso do ato que acontecerá na Avenida Paulista, em São Paulo, promovido, entre outros, pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Além de Rio de Janeiro e São Paulo, a oposição está organizando manifestações contra Lula e a favor da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 em todas as capitais do país.
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, está coordenando a mobilização junto aos presidentes estaduais do partido nos 26 estados e no Distrito Federal.
*Com informações Bahia.ba