Mais de 600 acidentes de trabalho foram registrados em Feira de Santana em 2024
Trabalhadores da indústria e construção civil são os mais afetados por acidentes em Feira de Santana
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) notificou 625 acidentes de trabalho em Feira de Santana ao longo de 2024. O número, que reflete a realidade de diferentes setores, tem sido impulsionado principalmente por ocorrências na indústria e na construção civil, conforme apontado por Verena Liberal, chefe da divisão de controle epidemiológico da cidade.
“Os acidentes podem ocorrer em qualquer ambiente laborativo, mas o que a gente observa é que esses eventos têm sido rotineiros nos setores industrial e da construção civil”, explica Verena. “Nos últimos anos, observamos um crescimento nessas áreas e a manutenção desses números.”
O levantamento também indica um cenário preocupante para 2025. Em janeiro de 2024, foram registrados 75 acidentes. Já em janeiro deste ano, quatro casos já foram confirmados e outros estão em investigação, o que pode levar a um aumento nas notificações.
O Cerest tem como missão monitorar, prevenir e atuar na proteção da saúde do trabalhador. “Realizamos inspeções nos ambientes de trabalho para identificar possíveis riscos e causas de doenças ocupacionais e acidentes. Além disso, monitoramos os dados dos casos notificados para que possamos investigar e adotar medidas preventivas, evitando que novos acidentes ocorram pelo mesmo motivo”, acrescenta Verena.
Canal de denúncia
Trabalhadores que se sintam em situação de risco podem procurar o Cerest e realizar denúncias de forma anônima. O contato pode ser feito pelo telefone (75) 3617-3247, e o atendimento acontece na Avenida Presidente Dutra, ao lado do Hospital Especializado Lopes Rodrigues.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim