Feira de Santana recebe o 1º Encontro Geral do Legendários
Durante o encontro, foi anunciada a realização do 1º TOP de Feira de Santana, um evento imersivo que acontecerá de 17 a 20 de julho de 2025.
O primeiro encontro geral do “Legendários” de Feira de Santana reuniu, no sábado (15), dezenas de participantes em um evento especial que contou com a presença de Ricardo Nolasco, representante global do movimento. Durante o encontro, foram compartilhados testemunhos de transformação e anunciada a realização do 1º TOP (Track Outdoor de Potencial) da cidade, marcado para ocorrer de 17 a 20 de julho de 2025.
Criado em 2015, na Guatemala, o “Legendários” é um movimento cristão interdenominacional, sem vínculos com religiões ou partidos políticos, voltado para o desenvolvimento do caráter e fortalecimento dos valores familiares. A iniciativa chegou ao Brasil em 2018 e já impactou quase 100 mil homens em 13 países.
Ricardo Nolasco destacou que o projeto busca restaurar a identidade masculina dentro da sociedade e das famílias.
“É um movimento onde Deus trabalha para trazer a reconfiguração original do homem. Ele não pertence a nenhuma igreja específica. Temos participantes da Igreja Presbiteriana, Batista, Assembleia de Deus, Igreja Católica, todos são bem-vindos a partir dos 15 anos. O “Legendários” também não tem ligação com partidos políticos, é um movimento aberto, onde há um encontro com Deus em um ambiente de retiro e reflexão”, explicou.
O representante global ressaltou que o foco nos homens se dá pela influência que exercem dentro da família.
“Quando uma criança se aproxima de Deus, as chances de levar a família junto são pequenas. Quando é uma mulher, essas chances aumentam, mas quando um homem decide seguir esse caminho, a probabilidade passa dos 70%. Isso mostra o impacto que um homem pode ter na transformação de sua casa e, consequentemente, da sociedade.”
A chegada do “Legendários” a Feira de Santana
A presença do movimento na cidade começou por meio de Rui Nei, o primeiro legendário feirense, que recebeu o número 55737. Ele contou como conheceu o “Legendários” e a expansão do projeto na cidade.
“Fomos apresentados ao movimento por amigos de Curitiba e Belo Horizonte. Eu e Gilmar Rocha conseguimos nossas inscrições e fomos os dois primeiros legendários de Feira de Santana. A partir daí, começou um crescimento natural. Hoje, já temos 100 legendários na cidade”, relatou.
Segundo ele, a experiência na montanha é transformadora.
“Não importa se você é ateu ou cristão, ninguém volta o mesmo. Você retorna um pai melhor, um profissional melhor, um marido melhor. O que acontece lá é extraordinário.”
Gilmar Rocha, legendário 55879, destacou a importância do retiro para o desenvolvimento do caráter masculino.
“Lá, nós somos confrontados com quem realmente somos. O desafio é extremo e revela áreas da vida que precisam ser melhoradas. O homem tem um papel fundamental na família e na sociedade, e o Legendários ajuda a resgatar essa posição, moldando pais mais presentes, maridos mais fiéis e profissionais mais íntegros”, explicou.
Feira de Santana se prepara para seu 1º TOP em 2025
Durante o encontro, foi anunciada a realização do 1º TOP de Feira de Santana, um evento imersivo que acontecerá de 17 a 20 de julho de 2025.
Ricardo Nolasco explicou o conceito do TOP.
“O TOP é uma sigla que significa Track Outdoor de Potencial, uma experiência que trabalha o caráter dos participantes em um ambiente afastado, em contato com a natureza. Por 72 horas, os homens deixam suas rotinas e eletrônicos para viver um desafio que fortalece sua identidade e propósito”, detalhou.
O movimento segue crescendo na cidade, e os interessados em saber mais sobre o Legendários de Feira de Santana podem acompanhar as novidades pelo Instagram: @legendariosfsa.
*Com informações de Marcus Biancchi