Feira de Santana

Prefeitura de Feira autoriza chamamento público para venda de precatórios visando antecipar crédito

Têm direito aos precatórios do Fundef os professores que estiveram na ativa entre os anos de 1997 a 2006

13/02/2025 13h58
Prefeitura de Feira autoriza chamamento público para venda de precatórios visando antecipar crédito
Foto: Divulgação

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, anunciou nesta quinta-feira (13) a autorização para abertura do processo administrativo de chamamento público com o objetivo de negociar a antecipação dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). O processo busca atrair bancos ou instituições financeiras interessadas em adquirir os créditos, permitindo que os recursos sejam liberados antes do prazo previsto, que é 2026.

O anúncio foi feito durante uma reunião realizada no auditório da Secretaria de Educação, que contou com a presença de centenas de professores, além do secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto; do procurador geral do Município, Guga Leal; do diretor-presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Moura Pinho; do líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro Rocha; e do ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Hamilton Ramos.

Em entrevista ao Programa Jornal do Meio Dia, José Ronaldo afirmou que a reunião foi essencial para esclarecer os detalhes do processo.

“Hoje de manhã tivemos uma reunião com uma quantidade extraordinária de pessoas na Secretaria de Educação. Autorizamos a publicação oficial para que o município desencadeie o chamamento público para empresas financeiras ou não que tenham interesse em adquirir os precatórios do município”, afirmou.

O pagamento dos precatórios do Fundef beneficia professores que estiveram na ativa entre 1997 e 2006, período em que a União repassou valores menores do que o devido aos municípios. Do total, 60% dos recursos serão destinados aos docentes e 40% serão aplicados na manutenção da educação municipal.

Com a publicação do chamamento no Diário Oficial, empresas interessadas poderão apresentar propostas.

“Depois dessa autorização, vão aparecer as empresas que desejam adquirir os precatórios. Aquela que oferecer a melhor vantagem para o município será a vencedora. Após o recebimento das propostas, marcaremos um novo encontro para apresentar tudo aos professores. Nada será feito sem ouvi-los”, garantiu o prefeito.

O processo de negociação ocorre de forma opcional para cada professor beneficiado, sendo possível aderir ou não à antecipacão do pagamento, que será realizada mediante deságio junto à instituição financeira vencedora do certame.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Guarda Municipal reforça segurança nas escolas de Feira de Santana por meio da Ronda Escolar

Guarda Municipal reforça segurança nas escolas de Feira de Santana por meio da Ronda Escolar

O trabalho da Guarda Municipal ocorre de forma contínua e organizada, com guarnições...
Feira de Santana
Prefeitura inicia fiscalização no Centro de Abastecimento para ordenar trânsito e coibir comércio irregular
Feira de Santana
Licitação para reforma do Aeroporto João Durval está em fase final, afirma vereador

Licitação para reforma do Aeroporto João Durval está em fase final, afirma vereador

O vereador Professor Ivamberg (PT) acredita que, após a averiguação e constatação...