Bahia

Jerônimo Rodrigues reforça compromisso com a regulação da saúde e descarta mudanças na Secretaria

Atual titular vinha tendo nome especulado para ocupar a Casa Civil, mas continuará à frente da pasta, segundo Jerônimo

10/02/2025 20h34
Jerônimo Rodrigues reforça compromisso com a regulação da saúde e descarta mudanças na Secretaria
Foto: Robson Nascimento

Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10) em Conceição do Jacuípe, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou seu compromisso com a melhoria do sistema de regulação da saúde na Bahia. Ele destacou os desafios enfrentados e garantiu que continuará atuando diretamente para aprimorar o atendimento na rede pública de saúde, reforçando o papel da atenção básica.

“Eu preciso dar continuidade ao tema da saúde, eu estou enfrentando o tema da regulação e não é de cabeça baixa, é chamando os prefeitos, dizendo: ‘eu vou lhe ajudar a resolver o tema do hospital municipal da melhor forma'”, afirmou o governador.

Jerônimo ressaltou que um dos principais problemas do sistema é a sobrecarga dos hospitais de alta complexidade com casos de baixa complexidade, o que acaba entupindo as filas de atendimento.

“O que é que entope a fila nossa? Às vezes a pessoa está correta, porque está sentindo dor ou tem alguém na família que está. Ela não quer saber se é o governador, o prefeito ou o presidente, ela quer um hospital aberto, quer tratamento. Quando não encontra UBS funcionando, uma UPA funcionando ou um hospital municipal preparado, vai bater na porta dos grandes hospitais, como o Clériston Andrade, o Hospital Regional em Salvador ou o Metropolitano”, explicou.

O governador enfatizou que o objetivo é reduzir esse fluxo desnecessário e garantir que os hospitais de alta complexidade sejam destinados apenas para casos graves.

“Quero evitar que esses pacientes sejam encaminhados para os hospitais de alta complexidade quando o caso não for de alta gravidade. Assim, consigo resolver a questão da regulação. Enquanto isso não acontecer, a responsabilidade sempre cairá sobre o governador, e eu não estou fugindo, não vou fugir”, assegurou.

Durante seu pronunciamento, Jerônimo Rodrigues também destacou o investimento de R$ 2,1 bilhões na atenção básica, reafirmando sua prioridade para essa área.

“Eu quero ser o governador da atenção básica na saúde, porque é lá que conseguimos salvar vidas ou evitar que algumas pessoas desenvolvam doenças mais graves”, pontuou.

Por fim, o governador descartou qualquer mudança na Secretaria de Saúde do Estado e afirmou que a secretária de Saúde, Roberta Santana, permanecerá à frente da pasta. Nos últimos meses, Roberta vinha tendo seu nome especulado para possivelmente ocupar a Casa Civil.

“Não vai sair, não. A secretária Roberta continuará cuidando da Saúde e vale a velha frase: ‘me ajuda que eu te ajudo’. Se os prefeitos fizerem seu dever de casa, como está sendo feito aqui, as pessoas não precisarão sair da cidade para buscar atendimento em outros lugares”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Bahia
Lauro de Freitas cancela festa de carnaval por causa da calamidade financeira

Lauro de Freitas cancela festa de carnaval por causa da calamidade financeira

A medida foi tomada em função de um decreto que estabelece o estado de emergência e...
Bahia
Seis pessoas morrem após colisão entre van e caminhão no norte da Bahia

Seis pessoas morrem após colisão entre van e caminhão no norte da Bahia

Outras nove pessoas ficaram feridas após acidente no entroncamento entre a BR-324 e a...
Bahia
Prefeito de Antônio Cardoso destaca harmonia entre os poderes na abertura dos trabalhos na Câmara e anuncia conclusão de creche

Prefeito de Antônio Cardoso destaca harmonia entre os poderes na abertura dos trabalhos na Câmara e anuncia conclusão de creche

No primeiro ano de seu mandato, Jocivaldo ressaltou que a prioridade será a organização...