Política

Lula defende mais programas de crédito e promete anúncios para a próxima semana

Foco deve ser em linhas de crédito específicas para Estados e municípios

07/02/2025 16h22
Lula defende mais programas de crédito e promete anúncios para a próxima semana
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu novidades relacionadas à programas sociais voltados ao crédito por parte do governo federal. Durante a sua passagem pela Bahia, nesta sexta-feira (7), ele afirmou que os anúncios serão realizados já na próxima semana. De acordo com ele, quando o dinheiro começar a circular no País, “ninguém aqui vai comprar dólar”.

“A partir da semana que vem, vamos começar a anunciar mais programas porque eu quero mais crédito para o povo. Nós vamos fazer muitas políticas de crédito neste país, porque a hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, comprar roupa”, complementou.

Na ocasião, o presidente explicou a importância de aumentar o crédito para fomentar o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida da população. “A minha tese é a seguinte: muito dinheiro na mão de poucos significa a miséria de muitos; agora, pouco dinheiro na mão de todos significa melhorar a vida de todo o povo brasileiro. É por isso que vamos fazer muitas políticas de crédito neste país, porque na hora em que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, vão comprar roupa, material escolar e melhorar a vida da cidade de vocês”, disse.

Ministros têm sido cobrados a apresentar ao Planalto possíveis ações a serem anunciadas por Lula durante uma espécie de feirão de programas federais organizado pelo governo a serem apresentados aos novos prefeitos. marcado para 11, 12 e 13 de fevereiro. As ações a serem divulgadas ainda estão sendo discutidas na Casa Civil, mas fontes ligadas ao governo apontam que um dos focos será o Minha Casa, Minha Vida.

O governo ainda deve avaliar linhas de crédito específicas para Estados e municípios, além da expansão de microcrédito com participação ativa dos entes subnacionais e a criação da figura do agente de desenvolvimento social para dar suporte a esses governos, sobretudo aos municípios mais afastados.

Entregas na Bahia

Lula desembarcou no estado para participar da entrega que integra o Novo PAC com a participação federal e do governo estadual. A agenda incluiu a entrega da primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa, e do sistema de esgotamento sanitário de Paramirim, no interior da Bahia. Além disso, foram assinadas ordens de serviço para o início das obras da barragem do Rio da Caixa e do Canal do Sertão Baiano.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Collor cumpre prisão domiciliar em cobertura de R$ 9 milhões em Maceió

Collor cumpre prisão domiciliar em cobertura de R$ 9 milhões em Maceió

A defesa de Collor alegou questões de saúde, como doença de Parkinson, apneia do sono...
Política
Lula nomeia Wolney Queiroz para ministro da Previdência após demissão de Lupi

Lula nomeia Wolney Queiroz para ministro da Previdência após demissão de Lupi

Novo ministro era secretário-executivo da pasta e espécie de "número 2" de Carlos Lupi ...
Política
Presidente sanciona lei que torna Política Nacional Aldir Blanc permanente

Presidente sanciona lei que torna Política Nacional Aldir Blanc permanente

O PL foi aprovado na última quarta-feira (30) pelo Senado Federal, depois de passar pela...