Feira de Santana

Entidades do setor produtivo apoiam realização de jogos do Instituto Federal da Bahia em Feira de Santana

A competição, que reúne cerca de 1.550 estudantes-atletas de diversos campi do IFBA

07/02/2025 16h07
Entidades do setor produtivo apoiam realização de jogos do Instituto Federal da Bahia em Feira de Santana

As entidades do setor produtivo de Feira de Santana manifestaram, em reunião realizada nesta sexta-feira (7), o apoio para que o município possa sediar os Jogos Estudantis do Instituto Federal da Bahia (JIIFBA). À previsão da definição da cidade sede deve ocorrer em Março. O evento é realizado no mês de agosto ou setembro.

A competição, que reúne cerca de 1.550 estudantes-atletas de diversos campi do IFBA, movimenta setores como comércio, turismo e serviços durante seis dias, além de fortalecer a identidade esportiva da cidade.

Sobre o JIIFBA

O evento conta com 13 modalidades esportivas, incluindo atletismo (corrida, arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura), judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol. A proposta do JIIFBA entende o esporte como um fenômeno cultural com função social, sendo um meio de integração, pertencimento e bem-estar para os participantes.

Ao todo, 21 campi participam dos jogos: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Mobilização do setor produtivo

A realização dos jogos atrai o apoio de diversas entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), o Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs), o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SindFeira), o Instituto Pensar Feira e o Convention Bureau. Todas destacaram os benefícios econômicos e sociais do evento.

O vice-presidente da CDL, Luiz Mercês, enfatizou:

“É muito importante. Estamos falando de uma atração que movimenta milhões de reais em um período curto, além de trazer esporte, lazer e entretenimento. Feira de Santana tem tudo para ser referência na realização de grandes eventos. Temos centros de convenções, teatros, restaurantes e uma cadeia hoteleira estruturada. Precisamos abraçar esse projeto e transformar a cidade em um polo de desenvolvimento.”

Já Marco Silva, presidente do Sicomfs, reforçou o impacto econômico do evento:

“A realização desses jogos gera riqueza para Feira de Santana. São mais de mil atletas, professores e técnicos que estarão na cidade, injetando recursos na rede hoteleira, no comércio e nos restaurantes. Além disso, é uma oportunidade para reforçarmos a imagem positiva do município como um centro pronto para receber grandes eventos.”

O presidente do Convention Bureau, Marcelo Alexandrino, destacou a importância da parceria entre as entidades:

“O Pensar Feira catalisa esse movimento, e o Convention Bureau desempenha um papel fundamental para mostrar a infraestrutura que a cidade tem para receber um evento desse porte. Além desse, queremos consolidar uma agenda contínua de eventos para Feira de Santana.”

Para Getúlio Andrade, presidente do SindFeira, a iniciativa impacta toda a economia local:

“O turismo é uma atividade transversal que movimenta toda a cadeia econômica do município. Estamos otimistas com esse debate e torcendo para que o evento aconteça aqui, pois os benefícios são imensos para a cidade como um todo.”

O presidente do Cifs, Geraldo Pires, acrescentou que o evento também valoriza o conhecimento:

“Além do impacto econômico, o JIIFBA aproxima a população do IFBA e da sua importância para a indústria e tecnologia. Isso fortalece a relação entre a cidade e a instituição.”

Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, ressaltou o ganho em visibilidade:

“Esse evento traz progresso para Feira de Santana. Nossa cidade está concorrendo com outras pelo direito de sediá-lo, mas já deixamos claro: queremos e vamos garantir que ele aconteça aqui.”

O presidente da Acefs, Genildo Melo, vê no JIIFBA um marco histórico:

“As entidades empresariais estão unidas para que esses jogos sejam realizados aqui. Além da injeção de recursos, essa é uma oportunidade única de reforçar a visibilidade da nossa cidade e atrair mais eventos no futuro.”

Dra. Érika Lima, diretora-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Feira de Santana, também destacou a relevância do evento:

“Além da visibilidade que traz para a cidade, os jogos mostram Feira de Santana para toda a Bahia e para o Brasil. É um evento de grande porte do governo federal, com forte impacto social. Os jogos estudantis, indígenas e quilombolas que recebemos aqui reforçam o poder do esporte para fortalecer os arranjos produtivos locais e promover a sociabilidade e oportunidades para as novas gerações.”

Estrutura e impacto econômico

Para receber o JIIFBA, Feira de Santana precisa oferecer infraestrutura adequada, incluindo ginásios, quadras esportivas, alojamentos e serviços de suporte para atletas e delegações. O evento demanda transporte eficiente e alimentação, beneficiando hotéis, restaurantes e o setor de mobilidade urbana.

Além da geração de empregos temporários, a circulação de recursos fortalece pequenos negócios e incentiva novos investimentos no setor esportivo e turístico.

Apoio e parcerias

O JIIFBA recebe financiamento da União para estrutura, transporte e alimentação, além do suporte da Reitoria e dos campi do IFBA. No entanto, parcerias com entidades locais e patrocínios da iniciativa privada ampliam as possibilidades do evento, garantindo uma melhor experiência para os participantes e um impacto ainda maior para a cidade.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...