Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’
Presidente brasileiro voltou a acusar Israel de cometer genocídio com apoio dos EUA e defendeu criação de Estado Palestino
O presidente Lula (PT) criticou nesta quarta-feira (5) a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deslocar os palestinos da Faixa de Gaza e de Washington e assumir o controle do território.
Segundo Lula, a ideia, lançada por Trump ao receber o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, na Casa Branca, “não tem sentido”. “Os palestinos vão para onde?”, questionou Lula, que chamou ofensiva de Israel sobre Gaza de “genocídio”.
“Estamos vivendo um momento que quanto mais coisas difíceis você falar, mais coisas irreais, mais você tem destaque na mídia mundial”, afirmou. “Não tem sentido o presidente dos EUA se reunir com Netanyahu e dizer: ‘Nós vamos ocupar Gaza, recuperar Gaza e morar em Gaza’. E os palestinos, vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles? É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano.”
“É por isso que nós defendemos a criação do Estado Palestino, igual o Estado de Israel, e estabelecer uma política de convivência harmônica, porque é disso que o mundo precisa. O mundo não precisa de arrogância, de frases de efeito. O mundo precisa de paz e tranquilidade”, disse o presidente brasileiro.
Na terça (4), Trump afirmou, ao lado do premiê de Israel, que seu país assumirá o governo da Faixa de Gaza após o fim do conflito. “Assumiremos o controle. Será nossa”, disse Trump em entrevista coletiva.
*Com informações Bahia.ba