Com consenso e apoio político, Wilson Cardoso destaca fortalecimento do municipalismo na UPB
Wilson Cardoso destacou a trajetória que levou à unificação da candidatura.
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, consolidou sua candidatura para presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Após uma intensa articulação, ele consolidou uma chapa única para a disputa, contando com o apoio de 333 prefeitos baianos. A decisão veio após a desistência do prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), que também era pré-candidato.
Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia da Rádio Princesa FM, Wilson Cardoso destacou a trajetória que levou à unificação da candidatura.
“Quero agradecer a imprensa de Feira de Santana, que me ajudou muito no início da caminhada. Foi fundamental para esse processo. Chegamos a 333 apoios, com declarações em vídeo e assinaturas de prefeitos e prefeitas”, afirmou.
O consenso foi alcançado em uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues e outras lideranças políticas.
“O governador percebeu que tínhamos uma frente muito grande e nos convidou para um café da manhã, onde fechamos a chapa única. Agora, vamos trabalhar para contemplar todos os territórios da Bahia e fortalecer ainda mais a UPB”, explicou.
A candidatura de Wilson Cardoso recebeu o respaldo de importantes lideranças, como os senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e o deputado federal Zé Neto também declararam apoio ao projeto.
“Zé Ronaldo foi um dos primeiros a gravar um vídeo de apoio, assim como Zé Neto e outros parlamentares. Foi uma caminhada de muito diálogo, pois conheço quase todos os prefeitos da Bahia e tenho uma trajetória de trabalho junto às lideranças municipais”, destacou Wilson.
No próximo dia 18 será feita a homologação de chapa. Caso tenha outras chapas para enfrentar o grupo formado por Wilson e Phellipe, as eleições vão ocorrer no dia 13 de março e no dia 31 será realizada a aclamação e posse no caso de chapa única, em um evento que reunirá prefeitos de diversas cidades baianas.
“Vai ser um ato simbólico de união, com a presença de prefeitos, da imprensa e de todos que nos ajudaram nessa caminhada”, disse.
Propostas para fortalecer os municípios
Wilson Cardoso já delineou algumas das principais ações que pretende implementar à frente da UPB, com foco no fortalecimento dos municípios baianos. Uma das prioridades será a criação de uma Diretoria de Projetos, voltada para auxiliar cidades que enfrentam dificuldades técnicas na captação de recursos.
“Tem município pequeno que não tem engenheiro nem arquiteto, e acaba perdendo emendas por não conseguir apresentar projetos dentro do prazo. Vamos estruturar esse setor para garantir que todas as prefeituras tenham suporte técnico”, explicou.
Além disso, ele pretende criar uma Diretoria de Pequenos Municípios, com foco em cidades de menor arrecadação.
“Os municípios que dependem dos fundos constitucionais precisam de um olhar diferenciado. Vamos atuar para garantir repasses justos, especialmente para manutenção de estradas vicinais, transporte escolar e infraestrutura rural.”
Outro compromisso de Wilson é fortalecer a relação com a imprensa e ampliar a comunicação da entidade.
“Vamos criar imediatamente a Sala de Imprensa da UPB. Precisamos nos aproximar da mídia para divulgar nossas conquistas e garantir que a população conheça o trabalho das prefeituras”, afirmou.
Wilson destacou que pretende ampliar a parceria com o Governo da Bahia para garantir mais investimentos nos municípios.
“Já conversei com o governador sobre a necessidade de reestruturar setores estratégicos da UPB. Vamos duplicar e modernizar a sala de projetos, fortalecer o setor jurídico e ampliar o suporte técnico às prefeituras”, afirmou.
Ele também mencionou a necessidade de diálogo com órgãos como Embasa e Coelba para resolver problemas enfrentados pelos municípios.
“Vamos articular soluções para a regulação do saneamento e o fornecimento de energia, além de parcerias na área da saúde e educação.”
Com um discurso de união e fortalecimento do municipalismo, Wilson Cardoso afirmou estar pronto para assumir o desafio.
“Estou motivado e preparado para fazer uma das melhores gestões da história da UPB. Vamos trabalhar com todos os prefeitos, independentemente de partido, porque nosso objetivo é fortalecer a Bahia como um todo”, disse.