Educação

Uefs e NTE 19 discutem ações para fortalecimento da educação pública na Bahia

Durante a reunião, foram debatidos temas estratégicos para a educação no Estado, incluindo a possível implementação do curso de Medicina Veterinária

30/01/2025 08h02
Uefs e NTE 19 discutem ações para fortalecimento da educação pública na Bahia
Foto: Edvan Barbosa

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebeu, na manhã desta quarta-feira, representantes do Núcleo Territorial de Educação 19 (NTE 19) para um encontro que teve como principal objetivo o fortalecimento das relações entre a universidade e as escolas da rede pública. Durante a reunião, foram debatidos temas estratégicos para a educação no Estado, incluindo a possível implementação do curso de Medicina Veterinária, ações voltadas para a educação técnica e profissionalizante, ProEJA, políticas de permanência, dados sobre ingresso pelo Sisu, além de projetos de extensão como a Escola de Esportes e também informações sobre o Pibid.

Estiveram presentes, pelo NTE 19, o professor Murilo Cerqueira, a professora Isabela Santos, a assistente social Conceição Eliana e a gestora de Recursos Humanos, Marisol Mediadeira. Representando a Uefs, participaram a reitora Amali Mussi, as pró-reitoras Joelma Oliveira (Propaae), Taíse Bonfim (Proex) e Rosa Eugênia (Prograd), além do professor Magno Macambira.e a coordenadora de projetos e programas da Prograd, Shirlei Moreira.

Na ocasião, a reitora Amali Mussi destacou a necessidade de ampliar não apenas os recursos e benefícios para a universidade, mas sobretudo reafirmar o compromisso com o fortalecimento da educação pública em sua totalidade.

”O ensino superior precisa estar alinhado às demandas da educação básica e técnica, pois é a partir desse diálogo que conseguimos construir caminhos mais sólidos para a formação e permanência dos estudantes. A Uefs segue comprometida em estreitar laços com a rede pública, fortalecendo políticas de acesso, permanência e ações que garantam um ensino mais inclusivo, democrático e de qualidade. Nossa luta não é apenas por mais investimentos, mas pela garantia de que esses investimentos se traduzam em oportunidades reais para a juventude baiana”, afirmou a reitora.O encontro também reforçou o compromisso da universidade com projetos de extensão que impactam diretamente a comunidade escolar, e iniciativas voltadas à acessibilidade. A reunião marcou mais um passo na construção de estratégias conjuntas entre a Uefs e o NTE 19, consolidando parcerias que buscam fortalecer a educação pública em todo Estado.

Comentários

Leia também

Educação
Enem 2025: Provas estão marcadas para 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Provas estão marcadas para 9 e 16 de novembro

As inscrições poderão ser feitas entre 26 de maio e 6 de junho
Educação
Governo autoriza novas vagas para concurso e seleções da Uefs

Governo autoriza novas vagas para concurso e seleções da Uefs

As normas para a realização do concurso e das seleções serão divulgadas nos respectivos...
Educação
Auxiliares da educação inclusiva participam de formação na Secretaria de Educação

Auxiliares da educação inclusiva participam de formação na Secretaria de Educação

O encontro aconteceu no Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva ...