Feira de Santana

Primeira mulher presidente da OAB Feira de Santana destaca avanços e desafios para a advocacia local

A gestão de Lorena já vem impulsionando algumas comissões da OAB, com foco na valorização da advocacia e no suporte aos advogados de Feira de Santana e das comarcas vizinhas.

29/01/2025 20h04
Primeira mulher presidente da OAB Feira de Santana destaca avanços e desafios para a advocacia local

Em entrevista ao programa De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News, Lorena Peixoto, eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Feira de Santana, falou sobre os avanços e os desafios da advocacia local.

Lorena, que faz história como a primeira mulher a presidir a OAB Feira de Santana, destacou o significado dessa conquista, especialmente para as mulheres advogadas.

“É um recado para compreendermos que temos competência, habilidade e jogo de cintura para ocupar espaços de poder, de liderança e de tomada de decisões. Ter uma mulher à frente da OAB, onde mais de 50% dos inscritos são mulheres advogadas, é um marco”, afirmou.

A gestão de Lorena já vem impulsionando algumas comissões da OAB, com foco na valorização da advocacia e no suporte aos advogados de Feira de Santana e das comarcas vizinhas.

“A diretoria da OAB funciona graças à participação das comissões. Elas são os verdadeiros pulmões da instituição, permitindo que os projetos de valorização da advocacia alcancem não só os profissionais da área, mas também a sociedade”, explicou.

Entre as ações, destaca-se a interiorização dos projetos da OAB, com a criação de iniciativas como o “Café com a Advocacia do Interior”. O objetivo é dialogar com advogados de cidades vizinhas e levar a eles os benefícios já aplicados em Feira de Santana, como cursos, palestras e tutoriais sobre sistemas eletrônicos judiciais.

Lorena também ressaltou a importância da instalação da segunda vara da violência doméstica em Feira de Santana, aprovada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

“A instalação dessa vara traz mais celeridade ao processo, algo essencial em casos de violência doméstica. Mas, por outro lado, também é triste, pois os números de violência são alarmantes”, lamentou. Ela ainda destacou os projetos da OAB voltados para a conscientização e prevenção da violência, como o “OAB nas Escolas”, que leva temas como a Lei Maria da Penha e os relacionamentos abusivos para o ambiente escolar.

A valorização da profissão e o respeito às prerrogativas dos advogados também são prioridades na gestão de Lorena.

“Prerrogativa não é privilégio, é lei. Vamos realizar uma campanha de intolerância a qualquer tipo de violação de prerrogativa, com cartazes nos cartórios e conscientização dos órgãos públicos e do judiciário sobre a importância de respeitar esses direitos”, afirmou.

Por fim, Lorena deixou uma mensagem para a classe: “O novo ciclo da advocacia é um convite para sairmos da zona de conforto e fazer a diferença. Com força de vontade, alcançaremos todos os colegas que acreditam nesse compromisso com a classe e com a sociedade. Somos intolerantes a qualquer violação de prerrogativa, pois quando isso acontece, quem perde é a sociedade.”

A solenidade de posse festiva está marcada para o dia 18 de fevereiro.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...