Feira de Santana

Câmara de Feira pode retomar sessões itinerantes para maior participação popular

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Marcos Lima, também mencionou a implantação do projeto Vereador Mirim.

29/01/2025 18h01
Câmara de Feira pode retomar sessões itinerantes para maior participação popular
Foto: ASCOM Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Marcos Lima, reforçou a importância de estreitar a relação entre a Casa Legislativa e a população, destacando a implantação de novas estratégias para maior transparência e participação popular.

“Uma das nossas preocupações é o bem-estar da população junto à Câmara. Queremos aproximar a sociedade do trabalho legislativo. Para isso, estamos planejando a implantação da Escola Legislativa ainda neste semestre, para que a população compreenda melhor o funcionamento da Câmara”, afirmou o presidente.

Outro instrumento que Marcos Lima pretende fortalecer é a Tribuna Livre. “É necessário que esse espaço esteja à disposição da sociedade, principalmente para cooperativas e associações. Queremos uma Câmara mais comunicativa, permitindo que a população tenha voz ativa”, explicou.

A Ouvidoria também será reforçada, com maior divulgação dos canais de atendimento.

“Sempre tivemos Ouvidoria na Câmara, mas pouco se fala sobre o seu trabalho. Vamos divulgar amplamente o número de WhatsApp e outros contatos para que as pessoas possam enviar sugestões, reclamações e denúncias, garantindo um encaminhamento eficaz das demandas da população”, detalhou.

Questionado sobre a imagem da Câmara, que enfrentou desgastes em gestões anteriores, o vereador reconheceu os desafios e garantiu medidas para manter a ordem e o respeito dentro da Casa.

“Na gestão passada, houve muitas discussões acaloradas, agressões verbais e até físicas. Como presidente, não permitirei que isso se repita. Vamos reforçar a Corregedoria, ampliando para três corregedores para garantir imparcialidade e transparência nas investigações internas”, disse.

Sobre a possibilidade da Câmara Itinerante, proposta que já foi realizada em gestões anteriores, o presidente afirmou que estuda sua viabilidade.

“Levar a Câmara aos bairros e distritos é uma forma de aproximar a população do trabalho legislativo. Estamos analisando essa possibilidade, pois acreditamos que a participação será mais efetiva quando a Câmara estiver presente nas comunidades”, declarou.

Ele também ressaltou a importância da educação política e mencionou a implantação do projeto Vereador Mirim.

“Queremos aproximar os jovens da política. O vereador mirim é uma iniciativa que estamos buscando implantar para que estudantes possam compreender a legislação e a importância do papel do vereador na sociedade”, pontuou.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...