Mundo

Em resposta às sanções de Trump, presidente da Colômbia impõe taxas de 25% a produtos dos EUA

Sanção norte-americana foi anunciada neste domingo (26), como retaliação após Colômbia se recusar a receber voos militares com pessoas deportadas

27/01/2025 07h16
Em resposta às sanções de Trump, presidente da Colômbia impõe taxas de 25% a produtos dos EUA
Foto: Reprodução/Flickr Gustavo Petro

Após Donald Trump anunciar tarifas emergenciais de 25% (que podem chegar a 50% em uma semana) sobre os bens da Colômbia que entram nos Estados Unidos, o presidente colombiano, Gustavo Petro, usou suas redes sociais para responder às sanções e anunciar que também vai impor as mesmas tarifas aos produtos norte-americanos.

“A Colômbia, a partir de hoje, se abre para todos, com os braços abertos. Somos construtores de liberdade, vida e humanidade. Me informaram que você coloca tarifa de 50% em nosso fruto de trabalho humano para entrar nos EUA, faço o mesmo”, escreveu o presidente colombiano.

Além da sanção econômica, Trump determinou a proibição de viagens e revogações imediatas de vistos para autoridades do governo colombiano e seu os aliados e apoiadores.

As ordens aconteceram como retaliação contra a Colômbia, após o país sul-americano se recusar a receber voos militares com pessoas deportadas. Colômbia e México exigem que os deportados sejam enviados em voos comerciais e não nos militares, onde eles são transportados acorrentados ou algemados.

Em seu pronunciamento nas redes sociais, Petro destacou a identidade e resistência do povo colombiano e, citando Trump, afirmou “você nunca vai nos dominar”.

“Você pode, com sua força econômica e soberba, tentar dar um golpe de Estado, como fizeram com Allende. Mas eu morrerei defendendo minha lei. Resisti à tortura e resisto a você”, escreveu.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Brasileiros invadem perfil de Donald Trump: ‘Somos soberanos’

Brasileiros invadem perfil de Donald Trump: ‘Somos soberanos’

Após invasão de brasileiros, o líder norte-americano limitou os comentários em seu...
Mundo
Trump anuncia novas tarifas contra 13 países e prorroga prazo para acordos até agosto

Trump anuncia novas tarifas contra 13 países e prorroga prazo para acordos até agosto

Presidente dos EUA enviou cartas a líderes estrangeiros e afirmou que medida visa corrigir...
Mundo
Trump faz postagem em defesa de Bolsonaro e diz que “não vai tolerar” ações dos brasileiros

Trump faz postagem em defesa de Bolsonaro e diz que “não vai tolerar” ações dos brasileiros

Presidente dos EUA fala em "caça às bruxas" e promete acompanhar o caso