Política

COP 30: Missão da ONU entrega sugestões para infraestrutura, saúde, transportes e segurança em Belém

Representates da delegação da ONU estavam em Belém desde segunda-feira (20). Análises dos especialistas da ONU farão parte de um relatório que será consolidado nos próximos dias

25/01/2025 12h24
COP 30: Missão da ONU entrega sugestões para infraestrutura, saúde, transportes e segurança em Belém
Foto: Isabela Castilho/COP30 Amazônia

Após uma semana em Belém, os representantes da Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC, da sigla em inglês) entregaram ao Estado brasileiro recomendações para melhoria na infraestrutura, saúde, transportes, segurança e hospedagens para a COP 30.

Noura Hamladji, secretária-executiva adjunta da UNFCCC, avaliou nesta sexta-feira (24) a visita técnica feita em conjunto com equipes dos governos federal, estadual e municipal. Segundo a secretária, serão feitas, ao todo, três missões técnicas ao longo de 2025.

As análises técnicas dos especialistas da missão oficial da ONU farão parte de um relatório que será consolidado nos próximos dias.

A missão da ONU está em Belém desde segunda-feira (20). Na coletiva realizada no prédio do Governo do Pará, Noura Hamladji disse que a equipe veio verificar os preparativos para a COP 30.

“Nós vivemos aqui em Belém para ter uma ideia mais concreta do avanço do trabalho” afirmou a secretária-executiva.

Participaram também do encontro o presidente da COP30 Amazônia, embaixador André Corrêa do Lago; a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; o secretário extraordinário para a COP30,Valter Correia; e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Preços para hospedagem

Noura Hamladji também falou sobre a alta de preços para hospedagem que estão sendo divulgados em Belém e assegurou que são situações comuns em todas as cidades que sediam a Conferência. Segundo ela, os valores devem cair até novembro.

“O número de participantes previsto, com base nas COPs anteriores, é de 50 mil participantes ao longo dos 15 dias. Na COP de Baku, por exemplo, o número de participantes em um único dia foi de 28 mil. Portanto, o governo do estado do Pará terá leitos suficientes e ainda uma reserva para que a gente possa realizar esse grande evento”, afirmou Hana Ghassan, vice-governadora do Pará.

O secretário Valter Correia detalhou algumas das ações da estratégia de hospedagem desenvolvida pelos governos do Pará e Federal.

“São várias frentes sendo desenvolvidas simultaneamente. Nós temos já quase 200 milhões de reais cedidos para a rede hoteleira de toda a região, temos novos hotéis que estão sendo construídos em áreas que foram concedidas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado”.

Obras ficarão prontas em setembro

Para o governador do Pará, Helder Barbalho, a integração do trabalho entre os diferentes níveis da gestão pública (governos federal, estadual e municipal) é fundamental para a realização do evento.

Helder destacou o planejamento conjunto que vem sendo realizado ao longo dos últimos dois anos, com diagnósticos, soluções e ações para preparar a cidade para a Conferência.

COP30 na Amazônia

A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima) ocorre de 10 a 20 de novembro, em Belém do Pará.

Entre as ações em andamento, está a melhoria do setor de turismo da cidade para a hospedagem das 50 mil pessoas esperadas para o evento.

As ações devem criar mais 26 mil novas habitações para receber as pessoas credenciadas para a COP30 durante os 10 dias de debates.

As visitas técnicas são uma rotina em todas as COPs e acontecem várias vezes ao longo do ano e em todos os países que recebem a Conferência.

G1

Comentários

Leia também

Política
Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Presidente brasileiro voltou a acusar Israel de cometer genocídio com apoio dos EUA e...
Política
Hugo Motta aponta desafios para o governo Lula se fortalecer até 2026

Hugo Motta aponta desafios para o governo Lula se fortalecer até 2026

"É preciso ter mudança no rumo das decisões", disse o presidente da Câmara