Secretário de Saúde destaca fortalecimento da atenção básica como prioridade em Feira de Santana
Segundo o secretário, fortalecer a atenção primária contribui diretamente para reduzir o número de pacientes que precisam de atendimento em hospitais ou de consultas especializadas.
Atenção primária à saúde é a base de qualquer gestão de saúde pública eficiente, e em Feira de Santana não será diferente, conforme afirma o secretário de Saúde do município, Rodrigo Matos. Em entrevista ao programa De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News, ele destacou a importância de priorizar e qualificar os serviços básicos de saúde como uma estratégia para reduzir a sobrecarga nos hospitais e melhorar os indicadores gerais de saúde da cidade.
“A atenção básica é a estratégia mais importante de uma gestão de saúde, seja ela em cidades pequenas ou grandes. Ela é a ordenadora e coordenadora do cuidado, a porta principal de acesso ao usuário. Estudos, como os realizados no Reino Unido, mostram que 70% das situações de saúde podem ser resolvidas integralmente na atenção primária”, explicou Dr. Rodrigo, reforçando a necessidade de um sistema eficiente para evitar a busca desnecessária por emergências hospitalares.
Segundo o secretário, fortalecer a atenção primária contribui diretamente para reduzir o número de pacientes que precisam de atendimento em hospitais ou de consultas especializadas. Ele detalhou que o foco da Secretaria de Saúde está em melhorar a infraestrutura das unidades, qualificar o atendimento e ampliar o acesso aos serviços de saúde na cidade.
“Se conseguirmos qualificar a atenção primária, melhorando a infraestrutura, a qualidade do atendimento e o acesso, não tenho dúvida de que os indicadores de saúde de Feira de Santana serão extraordinários”, afirmou.
No entanto, Dr. Rodrigo alertou que a transformação da atenção básica demanda tempo e diálogo com os profissionais de saúde e as comunidades atendidas.
“Infelizmente, não é algo que acontece da noite para o dia. Precisamos de tempo para formatar processos, dialogar com os trabalhadores e com a comunidade ao redor de cada unidade de saúde. Atenção primária só se faz com diálogo, e é isso que estamos comprometidos a fazer”, ressaltou.
A gestão municipal tem buscado trabalhar intensamente para implementar melhorias. “Estamos atuando de manhã, tarde, noite, sábados, domingos e feriados, mas precisamos de maturação para que os resultados sejam efetivos”, completou o secretário, demonstrando otimismo com os avanços que serão alcançados.