Brasil

Meta, X e TikTok não comparecem à audiência da AGU sobre moderação nas redes

Evento promovido pela Advocacia-Geral da União busca discutir mudanças nas políticas de moderação de conteúdo, mas plataformas digitais não enviaram representantes

22/01/2025 17h37
Meta, X e TikTok não comparecem à audiência da AGU sobre moderação nas redes
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As plataformas digitais convidadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) para uma audiência pública sobre moderação nas redes sociais decidiram não participar do evento, realizado nesta quarta-feira (22). Apesar do debate proposto pelo governo Lula sobre segurança e moderação de conteúdo nas redes, as empresas não enviaram representantes.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, que presidiu o encontro, declarou na abertura: “As plataformas preferiram não participar”.

A AGU convidou 45 participantes, incluindo representantes de plataformas digitais, especialistas, agências de checagem de fatos, acadêmicos e organizações da sociedade civil, para discutir as novas políticas de moderação de conteúdo adotadas no Brasil.

O debate ocorre após o anúncio do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de que as redes sociais da empresa substituirão o programa de checagem de fatos pelas “notas de comunidade”. Esse sistema é semelhante ao implementado pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk.

O objetivo da audiência é avaliar os impactos das mudanças na luta contra a desinformação e na garantia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. A AGU lidera o debate, que conta com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e do Ministério da Fazenda (MF).

Embora tenha comunicado à AGU que suas políticas ainda não mudaram no Brasil, a Meta optou por não participar da discussão.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Chuvas no RS: duas mortes e um desaparecimento foram registrados nos últimos dias

Chuvas no RS: duas mortes e um desaparecimento foram registrados nos últimos dias

Desde o início da semana, 90 cidades registram danos
Brasil
Francisco Cuoco morre aos 91 anos

Francisco Cuoco morre aos 91 anos

Ex-feirante, galã da televisão e astro das novelas entre as décadas de 1960 e 90, ele...
Brasil
Em parceria com bancos, Serasa promove mutirão de negociação de dívidas em todo Brasil

Em parceria com bancos, Serasa promove mutirão de negociação de dívidas em todo Brasil

Instituições disponibilizam 400 milhões de ofertas com descontos que podem chegar até...