UPB: Beto Pinto abre mão de candidatura e decide apoiar prefeito Wilson Cardoso
A decisão visa preservar a coesão da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e evitar disputas que poderiam fragilizar a instituição
O prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), retirou seu nome e não irá se candidatar à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB. Ele vai apoiar o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB).
A decisão visa preservar a coesão da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e evitar disputas que poderiam fragilizar a instituição.
Jayme Vieira Lima Filho, presidente estadual do MDB e presidente da Companhia de engenharia Hídrica e de Saneamento Da Bahia (CERB), anunciou a desistência nas redes sociais. “Graças ao desprendimento e à maturidade de ambos, bem como de outros líderes envolvidos nas tratativas, foi possível construir um consenso, resultando em uma composição que evita disputas e fortalece a própria instituição da UPB”, diz o comunicado.
Os prefeitos do partido foram convocados a apoiarem a chapa, destacando que a união em torno da candidatura de Wilson Cardoso reforça o compromisso histórico do MDB com o municipalismo e a busca por soluções coletivas que beneficiem os municípios baianos.
O PSD intensificou as articulações para manter o comando da UPB no biênio 2025/2026. O atual presidente da entidade é Quinho Tigre, ex-prefeito de Belo Campo e filiado ao partido. As principais lideranças do PSD têm trabalhado para fortalecer a candidatura de Phellipe Brito, prefeito de Ituaçu, à presidência da UPB.
Phellipe Brito tem o apoio de 14 prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, contabilizando mais de 200 votos. As articulações contam com o apoio dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel Filho, além de deputados estaduais e federais do PSD, que também estão empenhados em fortalecer a candidatura de Brito.