Política

Lula sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas

A nova legislação visa proteger o ambiente educacional e será regulamentada em até 30 dias

14/01/2025 06h26
Lula sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), a lei que proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas públicas e privadas do Brasil. “Essa sanção é o reconhecimento do trabalho das pessoas sérias que cuidam da educação e que se preocupam com o bem-estar das crianças e adolescentes”, afirmou Lula.

A cerimônia de sanção aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e dos deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Renan Ferreirinha (PSD-RJ).

Ferreirinha foi o relator do projeto na Câmara, enquanto Carneiro foi responsável pela articulação para a votação, sendo autora de um projeto com a mesma proposta. A nova lei proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aula para todos os estudantes, exceto quando necessários para atividades pedagógicas e autorizados pelos professores.

A legislação também permite o uso de dispositivos eletrônicos por alunos, dentro ou fora da sala de aula, para garantir acessibilidade, inclusão, atender necessidades de saúde e assegurar direitos fundamentais.

Durante o evento, Lula comentou que chegou a acreditar que deputados e senadores não apoiariam a lei por receio da reação nas redes sociais. “Muitas vezes imaginei que os parlamentares não teriam coragem de aprovar essa lei, temendo a internet. Hoje, o deputado pensa: ‘Quantos minutos vou ser atacado na internet? Quantas pessoas vão falar mal de mim?’ Foi um ato de cidadania. Por isso, sanciono a lei com muito orgulho”, disse.

Regulamentação O ministro Camilo Santana destacou que o objetivo da lei não é “proibir”, mas “proteger” as crianças brasileiras. “Foi quase uma unanimidade no Congresso Nacional”, afirmou. A regulamentação da lei será feita por meio de decreto dentro de 30 dias.

“Queremos que o uso de celulares seja restrito a fins pedagógicos, na disciplina correspondente e com orientação dos professores. Vamos trabalhar na regulamentação com guias e cursos, para orientar toda a rede de educação e também as famílias”, concluiu o ministro.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Jusmari Oliveira é exonerada da Sedur para assumir cadeira na Alba

Jusmari Oliveira é exonerada da Sedur para assumir cadeira na Alba

Informação já havia sido antecipada na última segunda-feira (13) pelo governador Jerônimo...
Política
UPB: Beto Pinto abre mão de candidatura e decide apoiar prefeito Wilson Cardoso

UPB: Beto Pinto abre mão de candidatura e decide apoiar prefeito Wilson Cardoso

A decisão visa preservar a coesão da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT)...
Política
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

A falsa informação se espalhou nesta terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma...