Política

Uso de emendas: Flávio Dino dá 30 dias para publicação de regras

Decisão acontece após pedido para que a determinação anterior do ministro do STF, de suspender repasses, fosse revista

12/01/2025 18h09
Uso de emendas: Flávio Dino dá 30 dias para publicação de regras
Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou, neste domingo (12), que o Ministério da Educação (MEC), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) terão 30 dias para publicar normas e orientações sobre o uso e prestação de contas de emendas parlamentares federais por parte de Fundações de Apoio a Universidades e ONGs. A decisão ocorre após pedido para que a determinação anterior de Dino, de suspender repasses, fosse revista. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

Segundo a decisão do ministro, após uma auditoria sobre as entidades sem fins lucrativos que receberam o maior volume de pagamentos vindos de emendas parlamentares em 2024, em sua maioria Fundações de Apoio a Universidades, foi identificado repasses de verba para Organizações Não Governamentais (ONGs), por intermédio de contratações. Entretanto, essas instituições não possuem critérios objetivos, o que poderia apontar irregularides e falta de transparência.

O Metrópoles aponta que mo início de janeiro, Flávio Dino chegou a determinar a suspensão imediata dos repasses de emendas parlamentares a Organizações. Porém, com o pedido da União Brasileira de Educação e Assistência (Ueba) para que a decisão fosse revista, Dino determinou, neste domingo (12), um prazo de 30 dias, para que a publicação de normas e orientações que garantam a prestação de contas por parte das Instituições de Ensino Superior e suas respectivas Fundações de Apoio.

O MEC, a CGU e a AGU devem providenciar essa publicação, para que irregularidades detectadas em auditorias sejam corrigidas com transparência. De forma similar, a decisão de Dino ainda implica os estados brasileiros e o Distrito Federal, que “devem proceder da mesma maneira, com a finalidade de orientar a aplicação e prestação de contas das emendas parlamentares federais, pelas Instituições de Ensino estaduais e suas Fundações de Apoio”.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Laudo aponta lesão grave no manguito rotador; ex-presidente segue em prisão domiciliar ...
Política
“É o pobre que vai pagar pela irresponsabilidade de guerras que ninguém quer?”, diz Lula

“É o pobre que vai pagar pela irresponsabilidade de guerras que ninguém quer?”, diz Lula

Lula discursa contra guerras na quarta reunião de alto nível do Fórum de Defesa da Democracia,...
Política
Lula afirma que extremismo segue ativo e mira eleições no Brasil

Lula afirma que extremismo segue ativo e mira eleições no Brasil

Presidente citou tentativa de golpe e destacou que grupo deve voltar a disputar o pleito...