Feira de Santana

Copa de Bairro e Olimpíadas Estudantis: Superintendente de Esportes revela projetos para 2025

Outras novidades incluem a criação do circuito de natação e a retomada de eventos poliesportivos como basquete, vôlei, handebol e futsal.

11/01/2025 18h07
Copa de Bairro e Olimpíadas Estudantis: Superintendente de Esportes revela projetos para 2025

A gestão esportiva de Feira de Santana está prestes a ganhar um novo impulso com o planejamento de competições e projetos voltados para o fortalecimento do esporte e da cultura no município. Após uma reunião produtiva com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, o superintendente de esportes, Emerson Britto, destacou as ações que estão sendo elaboradas para os próximos meses, enfatizando a criação de uma agenda cultural e esportiva robusta.

“Estamos criando uma agenda cultural e esportiva para Feira de Santana, algo que demanda tempo e planejamento. A ordem do prefeito José Ronaldo é trabalho, trabalho e mais trabalho, para que as ações sejam agilizadas. Em breve, estaremos divulgando esse calendário, que contempla diversas competições e programas”, afirmou Emerson Britto.

Entre as iniciativas anunciadas estão o retorno de competições tradicionais como a Copa de Bairro, a Copa Interdistrital, a Olimpíada Estudantil e os Jogos Paralímpicos. Estes últimos terão um destaque especial com modalidades como basquete para cadeirantes, futsal para cegos, capoeira para pessoas com síndrome de Down e karatê para autistas. “Queremos reforçar a inclusão e a acessibilidade por meio do esporte”, destacou o superintendente.

Outras novidades incluem a criação do circuito de natação e a retomada de eventos poliesportivos como basquete, vôlei, handebol e futsal. A tradicional Corrida de Verão também está confirmada na programação.

Uma das grandes novidades apresentadas é a integração da Secretaria de Educação no planejamento esportivo. Segundo Britto, o objetivo é usar o esporte como ferramenta de formação cidadã e inclusão social.

“Estamos debatendo como colocar o esporte de iniciação nas escolas e ampliá-lo para as comunidades carentes. Queremos que o esporte seja uma ferramenta na educação e na formação do cidadão”, explicou.

O programa “Segundo Tempo”, voltado para núcleos nos bairros e distritos, também será reativado, com foco na revelação de novos talentos e no fortalecimento das práticas esportivas.

Apesar do otimismo, Britto destacou que as políticas públicas para o esporte demandam recursos significativos. Ele revelou que há projetos em andamento para captação de verbas, com previsão de R$ 4 milhões em emendas parlamentares e um projeto maior, de mais de R$ 12 milhões, junto ao Ministério do Esporte.

“Nada podemos fazer sem verba. Estamos trabalhando para trazer esses recursos para Feira e, assim, fortalecer o esporte no município”, afirmou.

Além das modalidades tradicionais, Britto destacou o crescimento de esportes como ciclismo, corridas de rua e até esportes náuticos. O superintendente mencionou ainda a possibilidade de explorar esportes radicais na região do morro do São José, ampliando as opções de práticas esportivas na cidade.

Emerson Britto finalizou destacando a importância de unir esforços para transformar o esporte de Feira de Santana.

“Deus tem nos capacitado, e acredito que, com discernimento e planejamento, vamos conseguir implementar essas ações. O esporte em Feira será uma referência, não apenas como atividade, mas como ferramenta de inclusão e cidadania”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Para reparo de adutora, abastecimento de água está interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios

Para reparo de adutora, abastecimento de água está interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios

A previsão é que o serviço seja concluído no fim da tarde de hoje (23), quando o abastecimento...
Feira de Santana
Advogada explica como corretores de imóveis devem contribuir ao INSS

Advogada explica como corretores de imóveis devem contribuir ao INSS

O que muda, o que é obrigatório e como evitar prejuízos
Feira de Santana
Como as locações se adaptam ao novo jeito de morar: especialista explica tendências e oportunidades

Como as locações se adaptam ao novo jeito de morar: especialista explica tendências e oportunidades

Imóveis residenciais continua aquecida, especialmente por causa dos juros altos, que...