Segurança reforçada em Jequié: SSP intensifica ações após ocorrências de oito homicídios no final de semana
A Operação Hórus, aplicada com sucesso em Salvador no final de 2024, chega a Jequié com a atuação conjunta das CIPEs
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia, em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), está ampliando as operações na cidade de Jequié para combater facções envolvidas com tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores. As ações integram a Operação Hórus e reforçam a repressão qualificada e a inteligência policial no município.
No último fim de semana, a cidade registrou oito homicídios entre sexta-feira e a madrugada de domingo. Em resposta, a Polícia Civil deslocou equipes especializadas da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN). As investigações já identificaram suspeitos e resultaram na apreensão de câmeras instaladas por criminosos para monitorar a movimentação policial.
A Operação Hórus, aplicada com sucesso em Salvador no final de 2024, chega a Jequié com a atuação conjunta das CIPEs (Companhias Independentes de Policiamento Especializado), conhecidas como “Caatingas”. O objetivo é localizar líderes de facções, apreender armas e drogas, e descapitalizar os grupos criminosos.
A SEAP, por sua vez, intensificará a integração com a SSP, focando em ações no sistema prisional para desarticular possíveis articulações de lideranças criminosas dentro das unidades.
“A SSP está empenhada em garantir a segurança da população de Jequié e reduzir as mortes violentas na região, com uma força-tarefa de inteligência e repressão qualificada”, destacou a Polícia Civil em nota. As equipes seguem em diligências pela cidade.