Ipecaetá atende novo piso salarial para agentes comunitários de saúde e endemias
Com recursos próprios, o município, arca uma diferença de quase meio milhão de reais para atender o novo piso salarial.
Na última terça-feira (26), a pedido do Prefeito Junior Piaggio, a Câmara de Vereadores convocou uma sessão extraordinária para deliberar sobre votação de dois projetos de lei de autoria do executivo que trata sobre o piso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
A Secretária de Saúde, Raika Rocha da Silva Figueiredo e o Secretário de Administração, Gledson Santiago Gomes, juntamente com o prefeito Junior Piaggio e os representantes dos agentes comunitários de saúde e endemias, se encontraram no gabinete do prefeito onde dialogaram e anunciaram o pagamento do novo piso salarial para a classe.
É relevante ressaltar que o Município de Ipecaetá recebe o repasse da União referente apenas a quatro Agentes de Combate às Endemias, sendo que conta com 14. Com o novo aumento, agora o município irá arcar, com recursos próprios, uma diferença de quase meio milhão de reais referente ao novo piso salarial (de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00), com adicional de insalubridade.
O gestor do município destacou que o pagamento do piso salarial para Agentes Comunitários de Saúde e Endemias é um direito. Está respaldado ao projeto de lei Nº 006, de 11 de julho de 2022 – o qual “altera o vencimento básico dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Ipecaetá/Ba, em consonância com o Piso Nacional Profissional e dá outras providências” e ao projeto de lei Nº 007, de 11 de julho de 2022 – o qual “altera o vencimento básico dos Agentes de Combate as Endemias (ACE) do Município de Ipecaetá/Ba, em consonância com o Piso Nacional Profissional e dá outras providências.”
Desta forma, o município ficará responsável por pagar auxílios, gratificações e indenizações à categoria dos agentes. O assunto discutido foi solucionado com êxito e reforçou a responsabilidade do governo da gente com a saúde do povo.