Hemoba faz alerta para reforçar estoque de sangue no fim de ano
A campanha busca mobilizar a população durante dezembro, um mês crítico para o hemocentro devido à queda no número de doadores
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convida os feirenses a doarem sangue para reforçar os estoques nesse final de ano. A campanha busca mobilizar a população durante dezembro, um mês crítico para o hemocentro devido à queda no número de doadores, e destaca a doação como um gesto solidário capaz de transformar vidas.
De acordo com Lara Murici, assistente social da Hemoba em Feira de Santana, a época é desafiadora.
“Esse período de final de ano traz um pouco de preocupação para nós, porque com as férias escolares, as festas, as viagens, acaba que diminui a demanda aqui na unidade para doação. Em contrapartida, o fluxo nas estradas cresce e, com isso, o risco também de acidentes de trânsito. Então, a gente convoca a população feirense para vir aqui, deixar sua contribuição e praticar esse ato de solidariedade”, explicou.
No momento, a Hemoba enfrenta estoques críticos para quase todos os tipos sanguíneos, especialmente os de fator RH negativo.
“O sangue O negativo é muito necessário, pois é usado em situações de urgência e emergência. Apelamos para o espírito de solidariedade da população baiana, principalmente neste período natalino, para que participe da campanha e faça a sua doação de sangue, um presente valioso que ajuda a salvar vidas”, destacou.
Critérios para doação
Para doar sangue, o voluntário precisa atender aos seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e maiores de 60 anos apenas se já tiverem doado antes dos 60);
- No dia da doação, é necessário estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento;
- Ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior;
- Apresentar documento oficial com foto.
A assistente social ainda reforça: “A nossa unidade está localizada em um ponto central, próximo à rodoviária, na esquina da Presidente Dutra com a Maria Quitéria. Esperamos por vocês para contribuir com esse ato de solidariedade.”
Para mais informações sobre locais e horários, acesse o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br.