Caso ferro-velho: Polícia Civil prende co-autores de desaparecimentos de Paulo Daniel e Matusalém
O principal suspeito está com a prisão decretada
Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Corregedoria da Polícia Militar, deflagraram hoje mais uma etapa da operação que apura os desaparecimentos de Paulo Daniel Pereira Gentil e Matusalém Silva Muniz, vistos pela última vez em um ferro-velho, no bairro de Pirajá.
No curso da operação foi executada a prisão de um policial, conhecido como Maguila, lotado na 19° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paripe. Depois de monitoramentos feitos pela Polícia Civil, os agentes conseguiram efetuar a prisão dele, durante um plantão na Companhia.
Foi preso também, no final desta manhã, o gerente do ferro-velho, conhecido como Cabecinha. Ele foi encontrado na cidade de Irecê, no interior do Estado, enquanto fazia entregas em um caminhão.
Os presos foram apontados pelas testemunhas como pessoas que têm relação direta com o desaparecimento e suposto assassinato das vítimas, no dia 4 de novembro, com autoria também definida ao suspeito Marcelo Batista da Silva, que segue foragido.
A Polícia Civil informou também que já foi comprovado por laudos periciais que os vestígios de sangue encontrados dentro da área do ferro-velho e também no carro do Marcelo Batista, possuem similaridade com o perfil genético das vítimas Paulo Daniel e Matuzalém. Foi encontrado nesses dois locais também, hipoclorito de sódio, com intenção de adulteração das cenas dos crimes.
Linha do Tempo – Ferro Velho
4/11
Paulo Daniel Pereira Gentil do Nascimento e Matuzalém Lima Muniz foram vistos pela última vez na segunda-feira (4/11), em um ferro-velho no bairro de Pirajá, onde trabalhavam.
11/11
Buscas no Ferro-Velho
A 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS) que investiga o caso cumpre quatro mandados de buscas e apreensão, em duas residências e em dois estabelecimentos comerciais. Um mandado de prisão é expedido contra o principal suspeito, considerado foragido.
12/11
A Polícia Civil encontrou um carro, que é de um dos investigados e foi levado para perícia.
21/11
Até então, foram realizadas 11 oitivas.
27/11
Mandados de prisão contra dois policiais militares suspeitos de envolvimento no desaparecimento.
6/12
Uma denúncia anônima levou a buscas na Represa do Cobre, onde foi realizada uma operação.