Expresso Universitário ganha nova linha com ônibus articulados
A nova Linha 2 do Expresso Universitário conta com dois ônibus articulados e um itinerário ampliado
O prefeito Colbert Martins anunciou nesta terça-feira (17), em ato realizado em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, a nova Linha 2 do Expresso Universitário, que conta com dois ônibus articulados e um itinerário ampliado para atender ainda mais estudantes e trabalhadores.
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, detalhou o funcionamento da nova linha.
“O Expresso Universitário 1 sai da UEFS, desce pela Avenida José Falcão, atende as faculdades Anhanguera e Pitágoras, sobe pela Senhor dos Passos, pega a Olímpio Vital e chega até o Terminal Central. O retorno é feito pela Avenida Sampaio, Visconde do Rio Branco e José Falcão até a UEFS”, explicou.
Com um trajeto diferenciado, a Linha 2 ampliará o acesso a outras regiões da cidade. “Agora, o Expresso Universitário 2 vai sair da UEFS, passar pela Rua Joana Rodrigues, Avenida Rubens Francisco Dias, Fraga Maia, Maria Quitéria, Getúlio Vargas, Olímpio Vital e Terminal Central. No retorno, vai atender a FAN, seguindo pela Germiniano Costa e retornando à UEFS”, detalhou Sérgio Carneiro.
O secretário também anunciou que o planejamento para o Expresso Universitário 3 está em andamento, com previsão de entrega futura.
“Vamos deixar para o prefeito José Ronaldo mais oito ônibus com o planejamento da Linha 3, que atenderá a região do Sobradinho”, informou.
Os novos ônibus possuem 140 lugares, ar-condicionado e integram o sistema de bilhetagem unificada, permitindo que os usuários utilizem até três ônibus com uma única passagem. Além disso, Sérgio destacou as tecnologias implementadas para facilitar a vida dos passageiros, como os aplicativos gratuitos de monitoramento em tempo real.
“O Cittamobi, por exemplo, permite que o usuário veja o ônibus se aproximando, o que reduz o tempo de espera nos abrigos e aumenta a segurança. Também temos o Cittamobi para deficientes visuais, com comando de voz”, acrescentou o secretário.
Sérgio Carneiro finalizou destacando o legado deixado pelo conjunto de medidas na mobilidade urbana de Feira de Santana. “Essas ações garantem um transporte mais eficiente, confortável e seguro, especialmente para os trabalhadores e estudantes da nossa cidade”.
*Com informações do repórter Rafael Marques