Bahia

Operação da PF combate contrabando de cigarros eletrônicos em Ilhéus e Itabuna

Dispositivos estavam sendo vendidos de forma clandestina, desrespeitando a legislação sanitária vigente

17/12/2024 09h33
Operação da PF combate contrabando de cigarros eletrônicos em Ilhéus e Itabuna
Foto: Ascom/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a operação Espelho Fumegante com o objetivo de desarticular o contrabando de cigarros eletrônicos nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia.

Oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna foram cumpridos durante a ação.

As investigações, que foram iniciadas em 2023, apontaram indícios de comércio ilegal de cigarros eletrônicos, que eram comercializados em estabelecimentos comerciais abertos ao público e também por meio de vendas via delivery. Segundo a PF, os dispositivos estavam sendo vendidos de forma clandestina, desrespeitando a legislação sanitária vigente.

Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009, conforme a Resolução nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe a importação, comercialização e propaganda desses produtos no território nacional.

Os investigados poderão responder por contrabando, crime que envolve a importação, armazenamento e comercialização de mercadorias proibidas. A pena para esse tipo de crime varia de dois a cinco anos de reclusão.

Comentários

Leia também

Bahia
Centenas de pessoas participam da subida do monte na cidade de Tanquinho

Centenas de pessoas participam da subida do monte na cidade de Tanquinho

Para o prefeito Zé Luiz, a subida ao Monte Sagrado é gratificante.
Bahia
Dois homens morrem em acidentes de trânsito em cidades do interior da Bahia

Dois homens morrem em acidentes de trânsito em cidades do interior da Bahia

Acidentes aconteceram na noite de quinta-feira (17), em Feira de Santana e em Santo Estevão. ...