Polícia

Governador reforça ações de combate ao crime organizado na Bahia

“Não vou fugir do meu papel.” Afirmou Jerônimo

17/12/2024 06h53
Governador reforça ações de combate ao crime organizado na Bahia
Foto: Reprodução/ assessoria

O governador Jerônimo Rodrigues se manifestou, durante visita à Feira de Santana sobre a fuga de detentos do presídio de Eunápolis e os desafios enfrentados na segurança pública do estado, destacando as medidas tomadas de imediato e as ações em andamento para enfrentar o crime organizado.

Ao comentar a fuga dos detentos, o governador afirmou que agiu prontamente assim que recebeu a notícia.

“No momento que eu soube o procedimento em Eunápolis, de imediato liguei. Ali na madrugada já desceu, com apoio da SSP, Polícia Civil e Polícia Militar. Afastamos a direção do presídio, e as investigações já começaram. Até agora, duas, três pessoas que estavam dando suporte aos fugitivos já foram presas”, relatou.

Além disso, ele ressaltou que ações administrativas serão aplicadas caso falhas sejam comprovadas.

“A direção vai prestar conta do que houve, e se tiver responsabilidade ou falta de competência, será afastada”, assegurou. Até o momento, alguns fugitivos já foram recapturados.

Sobre a situação dos presídios, o governador chamou atenção para o desafio do sistema prisional brasileiro, comparando a Bahia com outros estados.

“A Bahia tem uma das menores proporções de presos em relação ao número de julgados no país. Estamos buscando qualificar mais o que é feito dentro dos presídios, porque não queremos ser destaque pelo número de encarcerados”, disse.

Segurança pública em Feira de Santana

Em relação à situação da segurança em Feira de Santana, o governador explicou que houve uma reunião com o atual prefeito para a criação de um plano municipal, dividindo responsabilidades.

“Não vou fugir do meu papel. Há 15 dias, entregamos viaturas, coletes e viaturas blindadas em Feira. Estamos realizando concursos públicos e, nesta semana, entregarei mil novos policiais militares à população baiana”, declarou.

Ele também mencionou que há operações sendo realizadas dentro e fora dos presídios, com o apoio de tecnologia e inteligência policial.

“Feira tem sido foco de ações permanentes. Fizemos operações nos presídios e continuaremos intensificando o trabalho, com câmeras corporais, viaturas e novos equipamentos”, afirmou o governador.

Combate ao crime organizado

O governador reconheceu o avanço do crime organizado e reforçou que o enfrentamento exige investimentos contínuos.

“O crime organizado está com equipamentos muito potentes. Precisamos nos prevenir e nos precaver. Entregamos recentemente 700 fuzis e equipamentos de proteção aos policiais. Não gosto de anunciar entrega de armamentos, gostaria de investir em cultura e educação, mas é necessário”, destacou.

Ele mencionou ainda que operações como a Operação Verão têm surtido efeito em regiões como Salvador e Porto Seguro e que busca parcerias interestaduais.

“Temos parcerias com estados vizinhos, como Pernambuco, onde nossas polícias trabalham em conjunto na divisa. Porém, sem uma inteligência nacional e apoio da Polícia Federal, o enfrentamento se torna mais difícil”, explicou.

Parcerias

O governador destacou a importância do diálogo com o Governo Federal para fortalecer a segurança pública no estado.

“Na primeira reunião com o presidente Lula, nossa demanda número um foi segurança pública. Ele propôs uma PEC para garantir mais orçamento e mudanças na Constituição. Acreditamos que, com mais investimentos, será possível avançar”, pontuou.

Finalizando, o governador reforçou o compromisso de dialogar com a futura gestão municipal de Feira de Santana para avançar em parcerias de segurança e saúde.

“Estamos prontos para discutir as demandas da cidade com o novo prefeito e pensar juntos soluções para temas como segurança pública, saúde e educação”, concluiu.

Comentários

Leia também

Polícia
Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Feira de Santana

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Feira de Santana

O homem foi encontrado em uma unidade hospitalar do município
Polícia
Adolescente é encontrado morto em canal de macrodrenagem no Feira X

Adolescente é encontrado morto em canal de macrodrenagem no Feira X

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso para apurar a...
Polícia
Operação Território é deflagrada pela Polícia Civil em Salvador

Operação Território é deflagrada pela Polícia Civil em Salvador

A finalidade é combater e diminuir os índices de ocorrências de crimes patrimoniais...