Feira de Santana

Advogada esclarece direitos de aposentadoria especial para engenheiros e arquitetos

Engenheiros e arquitetos podem ter direito a aposentadoria especial, mas precisam cumprir requisitos específicos.

15/12/2024 18h15
Advogada esclarece direitos de aposentadoria especial para engenheiros e arquitetos

Na semana em que se comemora o Dia do Engenheiro (11 de dezembro) e o Dia do Arquiteto (15 de dezembro), a Dra. Paloma Barbosa, advogada especializada em direito previdenciário e sócia do Parish & Zenandro Advogados, participou do quadro Direito em Pauta do programa De Olho na Cidade (rádio Sociedade News) esclarecendo sobre a aposentadoria especial para essas categorias.

Dra. Paloma destacou que engenheiros e arquitetos podem ter direito a aposentadoria especial, mas precisam cumprir requisitos específicos.

“A aposentadoria especial é um benefício concedido mediante comprovação de que o trabalhador exerceu uma profissão exposta a agentes nocivos, como químicos, biológicos, ruídos, calor ou radiação, que podem afetar a saúde. Esses fatores permitem uma aposentadoria mais antecipada em relação às modalidades comuns”, explicou a advogada.

A Dra. Paloma ressaltou que, até 1995, engenheiros de diversas áreas tinham direito automático à aposentadoria especial devido ao enquadramento da profissão como atividade especial. Contudo, com as mudanças legais e a Reforma da Previdência de 2019, passou a ser necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos por meio de documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

“Antes, bastava ter o registro profissional. Agora, além dos 25 anos de contribuição, é necessário atingir a idade mínima de 60 anos para a aposentadoria especial. Profissionais que começaram antes de 13 de novembro de 2019 podem se enquadrar em regras de transição, que exigem somatórias específicas de idade e tempo de contribuição”, pontuou.

Segundo a especialista, para engenheiros, os agentes mais frequentes incluem ruídos, vibrações, temperaturas extremas, radiação e produtos químicos. Para arquitetos, a exposição a ruídos em obras é o fator mais recorrente.

“A exposição ao amianto também é relevante, especialmente em operações de demolição, reduzindo o tempo necessário para aposentadoria especial”, acrescentou.

A Dra. Paloma destacou que engenheiros e arquitetos autônomos enfrentam mais dificuldades para comprovar o direito ao benefício.

“Eles precisam de laudos técnicos que demonstrem a exposição, o que exige o auxílio de um profissional de segurança do trabalho. Além disso, o INSS frequentemente indefere pedidos por alegações de ausência de recolhimento correto”, alertou.

Para servidores públicos, as regras variam conforme o regime previdenciário. “No caso de Feira de Santana, que tem regime próprio, as regras podem ser diferentes, mas, em geral, é necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos. Uma particularidade é que, ao se aposentar com benefício especial, o profissional não pode continuar exercendo a mesma função para evitar exposição continuada”, explicou a advogada.

A Dra. Paloma concluiu enfatizando a importância de buscar um profissional especializado para elaborar um planejamento previdenciário adequado.

“É crucial garantir a melhor forma de aposentadoria, no menor tempo possível e com a melhor renda”, finalizou.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Há cerca de 20 anos, os imóveis populares eram construídos como numa linha de produção,...
Feira de Santana
Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Qualquer oscilação ou queda de energia que cause prejuízo ao consumidor gera obrigação...
Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...