Banco Central aprova pagamento de boletos via pix
Forma de pagamento será inserida de maneira experimental até nova discussão sobre aplicação
O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (12) a resolução que permite que os boletos de pagamento possam ser pagos por outros meios, como o Pix, oferecendo formas de quitação além do tradicional código de barras.
Mesmo com a resolução passando a valer de forma obrigatória apenas a partir do dia 3 de fevereiro, os boletos já poderão contar, desde agora, com um código QR para pagamento pix. No momento, a atualização será disponibilizada em forma de teste até que a regulamentação sobre o tema seja detalhada em 2025.
Com o código QR, o indivíduo só precisa apontar o celular e efetuar a transação. Com essa forma de pagamento, há vantagem de pagar e liquidar instantaneamente a dívida, sem que seja preciso aguardar dias até isso, como acontece com alguns boletos bancários.
O BC também introduziu a modalidade de boleto de cobrança dinâmica (ou boleto dinâmico). De acordo com o banco, o serviço oferecerá maior segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por determinados tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775, de 20 de dezembro de 2018.
*Com informações Metro 1