Bahia

Aprovação de Jerônimo cai 9 pontos; segurança é ponto mais crítico da gestão, diz Quaest

Se antes 63% dos baianos aprovavam a gestão do petista, agora o índice caiu para 54%

12/12/2024 10h40
Aprovação de Jerônimo cai 9 pontos; segurança é ponto mais crítico da gestão, diz Quaest
Foto: Assessoria Jerônimo Rodrigues

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo G1, revela uma queda de nove pontos percentuais na aprovação do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, em comparação com o levantamento realizado em abril deste ano. Se antes 63% dos baianos aprovavam a gestão do petista, agora o índice caiu para 54%.

Apesar da queda, Jerônimo continua com avaliação positiva para mais da metade dos entrevistados. Já a desaprovação subiu de 32% para 35%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. O número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder aumentou de 6% para 11%.

Avaliação das áreas de governo

Segundo o estudo, o percentual de entrevistados que consideram o governo de Jerônimo “positivo” caiu de 38% para 32%, enquanto os que o avaliam como “negativo” subiram de 16% para 22%. Já o índice de avaliações “regulares” foi reduzido de 39% para 35%.

Entre as áreas de governo, a educação se destaca com a melhor avaliação, recebendo aprovação de 50% dos entrevistados. A infraestrutura e mobilidade ficaram com 43%, a habitação com 41% e a saúde com 35%. No entanto, a segurança pública continua sendo um ponto crítico, com apenas 22% de avaliação positiva, apesar dos avanços em alguns índices de criminalidade.

Queda em todos os recortes

A pesquisa também identificou uma queda na avaliação positiva em todos os recortes da amostra. O maior declínio ocorreu entre mulheres (sete pontos), idosos (12 pontos), eleitores com renda entre dois e cinco salários mínimos (oito pontos) e católicos (oito pontos). A perda foi homogênea entre as faixas de escolaridade, com uma diminuição de seis pontos em todas.

Outro dado curioso da pesquisa mostra que a aprovação de Jerônimo teve queda mais acentuada entre os eleitores que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. O índice de aprovação entre esses eleitores caiu de 47% para 40%, enquanto entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), a queda foi mais modesta, de 20% para 17%.

Avaliação geográfica

A pesquisa também revelou variações importantes na avaliação do governo Jerônimo conforme a localização geográfica. A maior avaliação positiva ocorreu entre os eleitores da Região Metropolitana de Salvador, com 36% de aprovação. Em seguida, estão os entrevistados do interior do estado, com 32% de aprovação. No entanto, na capital, o índice de aprovação foi o mais baixo, com apenas 27%, cinco pontos abaixo da média estadual.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Prefeitos, vices e vereadores de Ipecaetá e Antônio Cardoso são diplomados

Prefeitos, vices e vereadores de Ipecaetá e Antônio Cardoso são diplomados

O evento contou com a presença de lideranças locais e familiares dos diplomados, que...
Bahia
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Santo Estêvão são diplomados

Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Santo Estêvão são diplomados

A nova administração chega ao comando de Santo Estêvão com a promessa de renovação,...
Bahia
Operação da PF mira organização criminosa envolvida em fraudes bancárias

Operação da PF mira organização criminosa envolvida em fraudes bancárias

Ação ocorre nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, com foco nas cidades de Salvador...