Fiéis celebram o Dia de Santa Bárbara com missa e procissão
Durante o percurso, os fiéis carregaram a imagem de Santa Bárbara em um clima de devoção
A celebração do Dia de Santa Bárbara, nesta quarta-feira (4), reuniu centenas de fiéis em Feira de Santana, destacando a força da devoção à padroeira dos feirantes e protetora contra raios e tempestades. A programação incluiu missa solene na Igreja Senhor dos Passos, procissão até o Centro de Abastecimento e momentos de fé e agradecimento.
Para o pároco Júlio Santa Bárbara, o dia celebra a força e o exemplo de resiliência da santa.
“Santa Bárbara é uma das santas mais conhecidas em nossa Bahia e no nosso Recôncavo. Ela atrai a religiosidade popular por sua história de força e proteção. Em meio às adversidades, ela não abandonou a fé, sendo um grande exemplo para todos nós. Além disso, sua ligação com a natureza nos ensina a perceber a inteligência divina por trás da criação”, destacou o padre.
A aposentada Maria de Lurdes Freitas, que participa da celebração anualmente, expressou gratidão e renovou sua fé.
“Só tenho a agradecer a Santa Bárbara pelas muitas vitórias na minha vida, como a minha aposentadoria. Este ano, fiz um pedido especial pela saúde do meu filho, que está em hemodiálise. Tenho certeza de que, com a ajuda de Deus e Santa Bárbara, ele vai conseguir o que precisa”, afirmou.
O prefeito Colbert Martins Filho também ressaltou a importância da data, especialmente para os feirantes do Centro de Abastecimento, onde Santa Bárbara é padroeira.
“As pessoas que trabalham no Centro escolheram Santa Bárbara como protetora. É uma união de fé, tanto para os católicos quanto para as pessoas de matriz africana, que reverenciam Iansã. Hoje, agradecemos sua proteção e seguimos reforçando a fé com obras. Fizemos melhorias importantes na área, e percebemos até uma redução da violência, o que fortalece o comércio e o respeito mútuo”, afirmou o prefeito.
*Com informações do repórter Rafael Marques