Prefeitos de Tanquinho, Santa Bárbara e Lamarão são diplomados
No total, foram diplomados três prefeitos, três vice-prefeitos, 29 vereadores — sendo nove de Tanquinho, nove de Lamarão e 11 de Santa Bárbara —, além de suplentes.
Os prefeitos Edifrancio Oliveira (Santa Bárbara), José Luiz Reis (Tanquinho) e Pró Ninha (Lamarão) foram diplomados na manhã desta segunda-feira (02), no Fórum Dr. Carlos Valadares, na cidade de Santa Bárbara.
No total, foram diplomados três prefeitos, três vice-prefeitos, 29 vereadores — sendo nove de Tanquinho, nove de Lamarão e 11 de Santa Bárbara —, além de suplentes. O evento ocorreu no salão do júri do Fórum, presidido pela juíza eleitoral Dra. Lina Falcão, responsável pela 160ª Zona Eleitoral.
Em seu discurso, a juíza destacou a importância da diplomação como marco final do processo eleitoral.
“Hoje, diplomamos os escolhidos pela população através do voto, de forma democrática. É um momento significativo, em que os eleitos recebem seu diploma e estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro”, afirmou.
O prefeito Edfrâncio Oliveira celebrou a conquista de mais um mandato e destacou o feito inédito em Santa Bárbara.
“Quebramos um tabu: em 63 anos, ninguém havia conseguido se reeleger como prefeito. Conseguimos com 81,74% dos votos. Isso aumenta minha responsabilidade para trabalhar ainda mais pelo nosso povo.”
Já a prefeita reeleita de Lamarão, Pró Ninha, emocionou-se ao falar sobre o momento.
“A diplomação é um momento mágico que consagra o grande desafio que enfrentamos. Após toda a disputa, é hora de celebrar e agradecer.”
O prefeito de Tanquinho, Zé Luiz, também reeleito, lembrou as dificuldades enfrentadas durante o processo eleitoral.
“Passa um filme longo na minha cabeça. Após a renúncia do candidato a vice-prefeito, Jorge Flamarion, fora do prazo previsto pela Justiça Eleitoral, enfrentamos um grande desafio. Apesar disso, confiamos em Deus, no povo e na Justiça. Deu tudo certo, e a democracia venceu.”
Zé Luiz destacou ainda o apoio do governador Jerônimo Rodrigues durante a campanha.
“Jerônimo esteve ao meu lado em toda a situação, inclusive visitando Tanquinho para apresentar a nova vice. Ele mostrou que eu não estava sozinho, que tenho um grupo político no estado. Com certeza, ele será reeleito em 2026”, concluiu.
*Com informações do repórter André Silva