Política

Confira os prazos para justificar ausência no primeiro e segundo turnos das eleições

Justificativa pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral, e-Título, cartórios ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral

02/12/2024 16h14
Confira os prazos para justificar ausência no primeiro e segundo turnos das eleições
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Eleitoras e eleitores que não compareceram ao primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 têm até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência. Já aqueles que faltaram ao segundo turno devem regularizar sua situação até 7 de janeiro de 2025. 

A justificativa pode ser feita de forma virtual, utilizando o Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.  Para quem não tem acesso a essas ferramentas digitais, a regularização pode ser feita presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral.  

Justificativa presencial 

O eleitor pode justificar sua ausência presencialmente em qualquer cartório ou posto da Justiça Eleitoral, como SACs e postos descentralizados. Para isso, é necessário preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), apresentar um documento oficial com foto e anexar cópias de documentos que comprovem o motivo da ausência, como atestado médico ou comprovantes de viagem. 

Em Salvador, a justificativa pode ser feita nas unidades dos SACs em Periperi, Cajazeiras, Barra e Comércio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.  Também é possível realizar a justificativa nas Prefeituras-Bairro do Subúrbio – Ilhas, Valéria e Cidade Baixa, das 8h às 17h. O atendimento, em ambas as opções, é feito mediante agendamento, realizado pelos sites www.sacdigital.ba.gov.br ou www.sac.ba.gov.br

Além disso, os eleitores de Salvador também podem ser atendidos na Central de Atendimento ao Público, localizada na sede do TRE-BA, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo siteagendamento.tre-ba.jus.br/agendamentoou pelo telefone (71) 3373-7000, opção 2. O atendimento também pode ser realizado por ordem de chegada. 

Consequências para quem não justificar 

Quem não justificar ou tiver a justificativa rejeitada estará sujeito a uma multa de R$3,51 por turno ausente. Além disso, o acúmulo de faltas a três turnos consecutivos pode levar ao cancelamento do título eleitoral, o que impede de obter passaporte, ser nomeado em funções ou cargos públicos, participar de licitações ou inscrever-se em concursos, realizar ou renovar matrícula em instituições de ensino público oficial, obter empréstimos em bancos públicos, entre outras restrições.

Comentários

Leia também

Política
Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Segundo o especialista, políticos que cometeram irregularidades eleitorais poderão voltar...
Política
Deputados participam de ato em defesa da liberdade de expressão

Deputados participam de ato em defesa da liberdade de expressão

Diego Castro e Capitão Alden convocaram manifestação em Salvador em apoio a Jair Bolsonaro...
Política
Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Secom estima em 45 mil o número de pessoas na Esplanada